
Salvador abre hoje a programação da Temporada França-Brasil 2025
Nos dias 28 e 29, Salvador abre uma celebração histórica de cinco meses de intercâmbio cultural, científico e ecológico.
A partir desta quinta-feira (28), Salvador passa a ser o novo palco da Temporada França-Brasil 2025, iniciativa dos presidentes Emmanuel Macron e Luiz Inácio Lula da Silva que celebra os 200 anos de relações diplomáticas entre os dois países. A capital baiana inaugura oficialmente a programação da Temporada no Brasil, que até dezembro levará mais de 300 atividades apresentadas pela França a 15 cidades brasileiras.
A Temporada é fruto de uma parceria entre o Instituto Guimarães Rosa e o Institut Français, sob coordenação dos Ministérios da Cultura e das Relações Exteriores do Brasil e da França. Lançada em abril, a primeira etapa ocorreu na França e segue até setembro, com apresentações brasileiras em território francês. Agora, é a vez do Brasil receber a programação francesa.
Três grandes exposições abrem a programação em Salvador
A abertura oficial acontece nesta quinta (28), às 19h, no Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA), com a inauguração da exposição Roméo Mivekannin, que contará com a presença do governador Jerônimo Rodrigues, do embaixador da França no Brasil Emmanuel Lenain e de outras autoridades.
Radicado na França, o artista apresenta 11 obras que conectam história e contemporaneidade sob uma perspectiva decolonial. Revisita pinturas icônicas como A Barca de Dante, de Delacroix, e propõe sua própria “Grande Galeria” de telas suspensas, evocando naufrágios, caos e memórias esquecidas.

Na sexta-feira (29), duas novas mostras serão abertas. Às 17h, o Museu de Arte da Bahia inaugura Fatumbi, exposição inédita que reúne 110 fotografias de Pierre Verger e 16 do artista franco-beninense Emo de Medeiros, em diálogo com documentos originais, cartas e objetos pessoais que retratam o percurso de Verger até sua iniciação no candomblé.
No mesmo dia, às 19h, o Museu de Arte Contemporânea da Bahia (MAC-BA) abre a mostra de videoarte Coleção FRAC – Pedra e mar entrelaçados. Um arquipélago imaginário de presenças em movimento. A exposição, formada por obras dos Fundos Regionais de Arte Contemporânea da França, aborda temas como migração, diversidade e deslocamentos em narrativas fragmentadas e poéticas.

Collection Frac Bretagne © Julien Creuzet
Crédit photographique : Courtesy de l’artiste
Novos projetos e cooperação internacional
Durante a programação, será anunciada a Villa Fatumbi, projeto de parceria cultural entre França, Brasil e África que pretende estimular a criação artística, a economia criativa e a circulação de profissionais da cultura, obras e ideias. O anúncio será feito em coletiva de imprensa no dia 29, na Fundação Pierre Verger.
Festival Nosso Futuro em novembro
Além das exposições, Salvador receberá em novembro um dos eventos centrais da Temporada: o Festival Nosso Futuro, de 5 a 8 de novembro.
O festival terá como eixo principal o Fórum Nosso Futuro: França-Brasil, Diálogos com a África, espaço de reflexão sobre justiça territorial, inclusão social, igualdade de gênero e culturas afrodescendentes. O encontro contará com jovens lideranças, intelectuais e artistas da África, França e Brasil, e será aberto pelos presidentes Macron e Lula.
Dentro do festival, o Trace Fest Salvador celebrará a cultura afro-urbana em um grande encontro musical, reunindo artistas locais e internacionais, como a francesa Meryl e o nigeriano Seun Kuti.
De 1 a 8 de novembro, o evento gastronômico As Grandes Mesas: Encontro Gastronômico França-Brasil-Áfricareunirá chefs dos três continentes em restaurantes e espaços culturais de Salvador, como o Omí, Zanzibar, Preta, MAM-BA e a Casa do Benin. O projeto propõe residências culinárias, jantares colaborativos e trocas criativas, valorizando práticas sustentáveis e o diálogo afro-diaspórico.
Uma parceria de longa trajetória
A Temporada França-Brasil 2025 é o terceiro grande momento de intercâmbio cultural entre os países. Em 2005, o Ano do Brasil na França apresentou um novo olhar sobre o país. Em 2009, o Ano da França no Brasil trouxe a criação contemporânea francesa.
Dezenove anos depois, a nova edição busca ir além da troca cultural. Estruturada em torno de três eixos — clima e transição ecológica, diversidade das sociedades e democracia com globalização equitativa —, a Temporada reflete a vontade de ambos os países de enfrentar juntos os grandes desafios do mundo atual.
Com Salvador como ponto de partida, a etapa brasileira da Temporada França-Brasil promete não apenas celebrar a cultura, mas também abrir espaços de diálogo e colaboração para o futuro.