Por: Dafny Silva

A abertura das olimpíadas de Paris 2024 se aproxima e os uniformes das seleções são o assunto do momento. A todo momento vemos vídeos de unboxing, prática de fazer um vídeo enquanto abre algo e mostrá-lo aos espectadores, e fotos dos uniformes das mais diversas delegações ao redor do mundo e é nesse contexto que o uniforme do Time Brasil (@timebrasil) viralizou. 

Vídeo: TikTok

Com o recebimento de parte dos uniformes, vários atletas brasileiros compartilharam em suas redes sociais vídeos de unboxing do uniforme. Esses vídeos viralizaram e foram alvo de muita reclamação da torcida brasileira, e o motivo? Os atletas estavam recebendo seus uniformes em sacos de pano, além de ter uma quantidade muito pequena de itens. Nesse momento, a comparação com vídeos de unboxing de atletas de outros países foi inevitável, visto que neles os atletas tinham malas e diversas peças. Nessa matéria explicaremos porque os atletas brasileiros só receberam um saco de pano e poucos itens em suas residências em solo brasileiro.

Vídeo: TikTok

Mas afinal, por que os atletas não receberam o kit completo de uniformes ainda em solo brasileiro? O COB realiza uma logística diferente das demais confederações, a fim de poupar os atletas de carregar as malas e uniformes que serão usados em Paris, além de economizar em logística, já que a maior patrocinadora do Time Brasil é a Peak, empresa chinesa. E onde estão os uniformes da Peak? O COB tem um depósito de base em Paris, para onde foram enviado todos os itens e onde ficaram armazenados, lá eles foram checados e organizados, em seguida os kits de cada atleta são montados e enviados para Serre Wangari, que fica dentro da base de St. Ouen. Os atletas alojados na Vila Olímpica podem retirar suas malas, além de fazer a prova de peças e realizar trocas caso seja necessário. Além disso, existem costureiras oficiais que ficarão disponíveis para realizar ajustes. Para os atletas alojados em outras bases fora da Vila, as malas serão entregues diretamente em seus alojamentos. 

https://twitter.com/timebrasil/status/1812249077666517348

Mas e os uniformes recebidos pelos atletas no Brasil? São os uniformes de viagem e de abertura, que são fornecidos pela Havainas e Riachuelo, que também são patrocinadoras da delegação brasileira.

Foto:Alexandre Loureiro/COB

Foto:Alexandre Loureiro/COB

Um pouco mais sobre os patrocínios do Time Brasil

Agora que já apresentamos a logística do recebimento dos uniformes do Time Brasil, falaremos um pouco sobre os patrocínios e em que momento e por quem são usados os uniformes de cada patrocinador. A delegação brasileira conta com patrocínios da Riachuelo, Havaianas, Mormaii e Peak, basicamente cada marca será utilizada em momentos específicos dos jogos.

Peak

A Peak, empresa chinesa, é a fornecedora oficial de material esportivo para as Olímpiadas, seus uniformes serão utilizados por atletas e oficiais brasileiros na Vila Olímpica, locais de competição e pódio. O uniforme foi apresentado no instagram do Time Brasil no dia 6 de junho. Agentes ligados à logística e marketing do COB foram à China em setembro de 2023 para alinhar os detalhes finais.

Foto: Reprodução Instagram

Riachuelo e Havaianas

Como já citado anteriormente, as duas marcas foram as responsáveis pelo kit que contém o uniforme de viagem e os uniformes que serão utilizados na cerimônia de abertura, enquanto a Riachuelo ficou responsável pelos looks do desfile, a Havaianas ficou responsável pelos chinelos. Esses itens foram entregues no Brasil.

Mormaii

A Mormaii irá fornecer os uniformes para o restante dos envolvidos na Missão Paris 2024, a empresa é também a patrocinadora oficial dos esportes de praia do Time Brasil até este ano.

Foto: William Lucas/COB

Além dos patrocinadores já citados acima, cada confederação tem seu próprio patrocínio e essas marcas ficam responsáveis pelos uniformes de treino e competição, a exceção disso, estão as confederações do boxe, remo, levantamento de peso, tiro com o arco, pentatlo moderno e canoagem, que recebem uniformes do COB.