Resumão 8° dia: Ouro no judô, avanço no vôlei, batalha no tênis de mesa e muito mais
Brasil garante mais uma medalha e segue conquistando classificações importantes.
Por: Joyce Maia, para Cobertura Colaborativa Paris 2024
Nesta sexta-feira (2), os Jogos Olímpicos seguiram a todo vapor e o Brasil pôde sorrir com vitórias em diversas modalidades e melhor, comemorar um ouro. No basquete masculino, a Seleção Brasileira se classificou para as quartas de final. No vôlei masculino, o Brasil venceu o Egito. No boxe feminino, Jucielen também se classificou para as quartas de final, no masculino, Wanderley foi eliminado. No vôlei de praia feminino e masculino, o Brasil segue para a liderança do grupo E.
Na natação o Brasil não alcança a final. No tiro com arco, Ana e Marcus não disputam mais a prova mista. Na final da vela feminina, Martine e Kahena não entram no pódio. No tênis de mesa, Calderano vai brigar pela medalha de bronze. O judoca Rafael Silva se despediu da competição. Na ginástica de trampolim, Camilla não se classificou para a Final na sua estreia, no masculino, o cenário foi o mesmo com Rayan. Na canoagem slalom, Pepê faz o segundo melhor tempo do percurso e Ana, fica em quinto. No atletismo, apenas Flávia Maria e José Fernando se mantêm na disputa.
Beatriz Souza, a medalhista de ouro do Brasil, se tornou a primeira mulher brasileira a ganhar medalha em provas individuais na sua estreia. Bia já tem histórico de presença nos pódios das principais competições de Judô. Além de ser a 5° no ranking mundial, a judoca foi prata no mundial de Judô de 2022 e bronze no ano seguinte. Em 2024, ela conquistou também ouro no Pan-Americano e Oceania. Mais um dia em que o protagonismo feminino (e preto) toma conta das Olimpíadas.
Basquete
Vitória da seleção masculina de basquete do Brasil! O time brasileiro se recupera e consegue vencer a seleção japonesa, finalizando com placar de 102 a 84. Agora a equipe está classificada para às quartas de final.
Natação
Na natação, Kayky Mota terminou em 8º na série dos 100m borboleta, e 15º na classificação, não passou para a final. Maria Fernanda Costa, nos 800m livre terminou em 10º, não se classificando direto para a final mas ficando como reserva, caso 02 nadadoras não participem. No revezamento 4x100m Medley misto (prova na qual a nadadora Ana Vieira, desligada da seleção, nadaria) Kayky Mota foi substituído por Nick Albiero, terminaram em 8ª posição na série e não conseguiram vaga na final.
Vela
As bicampeãs olímpicas Martine Grael e Kahena Kunze terminam a corrida da medalha na 5ª colocação, somando 10 a pontuação final. Com o resultado geral de 112 pontos, ficam em 8º no ranking, portanto, ficando fora do pódio.
Ginástica de trampolim
Em sua estreia (e do Brasil) no individual feminino da ginástica de trampolim, Camilla Lopes não obteve pontuação suficiente para a classificação na final. Sendo suas notas 42.920 e 50.580
Rayan Dutra, na competição masculina, também foi eliminado ao encerrar a competição no 12° lugar, não se classificando para a final.
Tiro com arco
Na dupla mista, os brasileiros Ana Caetano e Marcus D’Almeida foram eliminados pelo México, nas oitavas de final da prova, por 5 a 1 (37/36, 36/36 e 37/36). Com esse resultado, ambos agora só disputam as provas individuais.
Vôlei
Após derrota contra Itália e Polônia, a Seleção Masculina de Vôlei do Brasil conseguiu sua primeira vitória na fase classificatória por 3 sets a 0 contra o Egito. Parciais de 25/11, 25/13 e 25/16.
Judô
Baby, o judoca Rafael Silva, despediu-se das olimpíadas na sua estreia na categoria pesado (acima de 100 kg) após ser imobilizado ainda na primeira luta pelo Ushangi Kokauri, do Azerbaijão.
Beatriz Souza conquista a primeira medalha de ouro do Brasil nas Olimpíadas Paris 2024. A judoca disputou a final na categoria até 78 kg contra a israelense Raz Hershko e com um Ippon saiu vitoriosa.
Canoagem Slalom
Pepê Gonçalves realizou o percurso em 66s41 com o segundo melhor tempo na prova de ranqueamento para a definição das chaves do caiaque cross.
Ana Sátila também participou da prova de ranqueamento do caiaque cross e terminou na quinta posição, com a marca de 72s64.
Boxe
A boxeadora brasileira Jucielen Romeu se classificou para as quartas de final após ganhar a luta contra a norte-americana Alyssa Mendonça na categoria até 57kg.
Na categoria 80 kg do masculino, Wanderley Pereira perdeu os três rounds para o ucraniano Oleksandr Khyzhniak e deixou a competição nas quartas de final.
Tênis de mesa
O brasileiro Hugo Calderano perdeu de 4 a 2 para o sueco Truls Moregard, na semifinal da chave individual. Agora Hugo vai disputar a medalha de bronze.
Vôlei de praia
A dupla Carol e Bárbara saiu vitoriosa da partida contra a dupla holandesa Stam e Schoon no tie-break. Com 2 sets a 1 (16/21, 21/17, 19/17), as brasileiras encerram a primeira rodada na liderança do grupo E.
No masculino, Evandro e Arthur enfrentaram a dupla tcheca Perusic e Schweriner e venceram por dois sets a 0 (21/18; 21/16), avançando para as oitavas de final.
Atletismo
Valdileia Martins conseguiu atingir a marca de 1,92m com a barra, mas ao tentar a altura de 1,95m sofreu uma lesão no tornozelo.
Nos 100m rasos feminino, as brasileiras Ana Carolina Azevedo e Vitória Rosa não conseguiram avançar de fase.
Gabriele Santos no salto triplo ficou na 26ª colocação com a marca de 13.93m e não vai disputar a final.
Na primeira rodada dos 800m, Flávia Maria de Lima registrou 2:00.73 minutos e vai para a repescagem.
José Fernando Santana terminou na 17ª posição após 5 etapas de decatlo. No sábado, vai fazer mais 5 provas. Nesta etapa, o atleta fez suas melhores marcas em provas.
Wellington Morais não conseguiu pontuar em nenhuma das três tentativas e foi eliminado do arremesso de peso.
Andressa de Morais e Izabela da Silva também foram desclassificadas do lançamento de discos.