Resumão do 10° dia: Brasil comemora avanços mas enfrenta despedidas em várias modalidades
Apesar das eliminações, o Brasil segue firme na Canoagem, Vôlei e Vôlei de praia e Atletismo
Por Joyce Maia
Neste domingo (4), o Brasil conquistou mais avanços, mas diversos atletas se despediram da competição após tentativas intensas. No vôlei de praia masculino, a dupla André e George foi eliminada nas oitavas de final e Carol e Bárbara também. Já Evandro e Arthur conseguiram avançar às quartas de final. No vôlei feminino, a equipe brasileira avançou às quartas de final após vitória contra a Polônia. Ana Vitória, nossa ciclista, terminou em 74ª
Na vela, Henrique e Isabel subiram para a 14ª colocação. No tiro com arco, Marcus D’Almeida foi eliminado nas oitavas de final. Jucielen Romeu, no boxe feminino, foi eliminada nas quartas. No tênis de mesa, Calderano perdeu a disputa pela medalha de bronze. No atletismo, Lucas Carvalho foi eliminado enquanto Lorraine, Ana Caroline, Rafael Pereira e Chayenne seguiram para a repescagem. Na canoagem, Ana Sátila conseguiu avançar às quartas de final e Pêpe, no masculino, não avançou.
Medalhas não vieram para o Brasil, mas o esporte segue com atletas fazendo história mundo afora. A boxeadora camaronesa Cindy Ngamba, do time dos refugiados, conquistou um feito inédito ao subir no pódio. Lugar que ainda não tinha sido ocupado por alguém da equipe.
Confira mais detalhes dos resultados abaixo:
Tiro com arco
Nas oitavas de final, Marcus D’Almeida perdeu por 7 a 1 para o sul-coreano Woojin Kimpor e se despediu das Olimpíadas de Paris 2024.
Boxe
Jucielen Romeu disputou na categoria até 57kg e perdeu para a turca Yildiz Kahraman por 4 a 1 nas quartas de final do boxe e foi eliminada.
Tênis de mesa
Hugo Calderano perdeu na disputa pela medalha de bronze por 4 sets a 0 para o francês Felix Lebrun. As parciais foram de 11/6; 12/10; 11/7 e 11/6
Vôlei de praia
George e André foram eliminados nas oitavas de final contra os alemães Ehler e Wickler por 2 sets a 0. As parciais foram de 21/16 e 21/17
Carol e Bárbara foram derrotadas nas oitavas de final pelas australianas Mariafe Artacho e Taliqua Clancy por 2 sets a 0. Parciais de 24/22 e 21/14. Com esse resultado, estão eliminadas.
Evandro e Arthur avançam às quartas de final após vitória contra os holandeses Immers e Van de Velde por 2 sets a 0. Ambos de parciais 21/16.
Canoagem Slalom
Ana Sátila avança às quartas de final no caiaque cross após terminar a bateria em segundo lugar.
Já Pepê Gonçalves, no masculino, não avançou às quartas de final. Pepê terminou em segundo a bateria, mas uma punição o jogou para quarto lugar. Nas redes sociais, depois da prova, Pepê contou que também foi atingido pelo remo do atleta japonês que disputava com ele uma vaga e isso atrapalhou seu desempenho.
Atletismo
Salto em altura
Na final do salto em altura, Valdileia Martins tentou, mas não conseguiu tratar a lesão sofrida na eliminatória e acabou desistindo da disputa pela medalha na modalidade. A brasileira havia igualado o recorde da sua compatriota Orlane Santos, que saltou 1.92m em 1989 e pretendia quebrá-lo nos jogos.
400m rasos
Lucas Carvalho acabou eliminado nos 400m rasos ao terminar na sétima colocação.
Tatiane Raquel nos 3.000m com barreiras não conseguiu a classificação. Lucas Marcelino dos Santos no salto em distância também não conseguiu classificação.
Lorraine Martins e Ana Caroline nos 200m foram para a repescagem. Eduardo de Deus se classificou para a final em 3° lugar no 110m com barreiras. Rafael Pereira na mesma modalidade passou em 6° e foi para a repescagem. Chayenne da Silva nos 400m com barreiras termina em 7º e vai para repescagem.
Vela
Ao fim dos percursos do Misto Dinghy, os atletas brasileiros Henrique Haddad e Isabel Swan subiram para a 14ª colocação da classificação geral e disputam provas 7 e 8 amanhã.
No Dinghy feminino, Gabrielle Kidd disputa regatas 9 e 10 amanhã. Bruno Fontes, no masculino, também.
No Multihull Misto, João Siemsen e Marina Arndt disputam as provas de 7 a 9 amanhã.
Bruno Lobo disputa regatas 5 a 8 amanhã.
Vôlei
Na última rodada da fase de grupos, a equipe feminina do Brasil venceu a Polônia por 3 sets a 0. Com esse resultado, o Brasil avança às quartas de final sem perder nenhum set nesta Olimpíada. Gabi foi a maior pontuadora do jogo.
Ciclismo de estrada
Ana Vitória finalizou o percurso de 158 km em 4h10min47s e com esse resultado ficou na 74ª colocação.