Resumão 14° dia: Bronze no taekwondo, emoção no vôlei e Ana Patrícia e Duda na final
Dia de decisões para os atletas brasileiros resulta em mais vitórias e também despedidas inesperadas.
Por Joyce Maia
As competições do 14° dia das Olimpíadas de Paris 2024 renderam mais duas medalhas para o Brasil. Netinho garantiu o bronze no Taekwondo e a dupla do vôlei de praia, Ana Patrícia e Duda garantiram vaga na final contra o Canadá. Porém, nem tudo saiu como esperado e o time feminino de vôlei que estava invicto, se desclassificou nas semifinais.
Valdenice avança à semifinal da canoagem C1 200. No pentatlo moderno, Isabela Abreu ainda disputa 4 provas. Na vela, Bruno Lobo ganhou uma regata mas não conseguiu chegar à regata de medalha. Giulia, na luta livre, vai brigar pelo bronze. Na maratona aquática, Ana, não sobe ao pódio. No atletismo, Brasil encerra sua participação no lançamento de dardo, revezamento 4×100m e arremesso de peso feminino.
O Brasil conseguiu mais um marco inédito. Dessa vez, a primeira final de ginástica rítmica foi garantida por Babi Domingos, com destaque para sua pontuação de 34.750, no arco.
Para além do entretenimento, o esporte tem sido palco para diversos momentos marcantes e históricos. Nesta quinta-feira (8), Letsile Tobogo, nos 200 metros, ganhou a primeira medalha de ouro da história de Botswana, se tornando o primeiro africano vencedor dessa modalidade.
Confira os detalhes dos resultados abaixo:
Vôlei
A seleção brasileira fez uma excelente campanha nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, mas perdeu na semifinal para a equipe dos Estados Unidos por 3 sets a 2 (25×23, 25×18, 25×15, 25×23 e 15×11). Agora o time brasileiro vai disputar a medalha de bronze.
Canoagem de Velocidade
Isaquias Queiroz e Jacky Godmann chegaram em 8° lugar na final da prova de C2 500m, com o tempo de 1min52s48.
Valdenice Conceição se classificou para a semifinal da prova C1 200m após cruzar sua bateria em 2° lugar, com o tempo de 48.57s.
Ginástica Rítmica
Babi Domingos, nesta quinta-feira, fez história. A ginasta conquistou a primeira vaga do Brasil numa final do individual feminino na Ginástica Rítmica, com a pontuação geral de 129.750, na 8ª colocação.
Maratona aquática
Ana Marcela Cunha buscou o seu bicampeonato olímpico nos 10 quilômetros da maratona aquática, mas não deu para a brasileira, que terminou a prova em 4° lugar.
Taekwondo
Maria Clara Pacheco perdeu a luta para a chinesa Luo Zongshi nas quartas de final da categoria até 57 kg. A brasileira não tem mais chances de entrar na briga por medalha.
Edvaldo Pontes, o Netinho, conquista a medalha de bronze na categoria até 68 kg do Taekwondo masculino nos Jogos Olímpicos de Paris 2024. Ele venceu o espanhol Javier Pérez Polo por 2 rounds a 1.
Atletismo
O time do revezamento 4×100m formado por Felipe Bardi, Erick Cardoso, Renan Galina e Gabriel dos Santos ficou em penúltimo em sua série, com o tempo de 38s73.
As duas representantes brasileiras no arremesso de peso não se classificaram para a final. Ana Caroline Silva atingiu a marca de 17,09m e Livia Avancini chegou a 16,26m.
Na final do lançamento de Dardo, Luiz Maurício terminou em 11°. Com a marca de 80m67, o atleta ficou fora do pódio, mas foi quem trouxe o Brasil de volta a uma final na modalidade depois de 92 anos.
Luta livre
Nas quartas de final, Giulia Penalber perdeu a disputa contra Anastasia Nichita, da Moldávia. A brasileira, porém, vai disputar a medalha de bronze.
Vela
A dupla Henrique Haddad e Isabel Swan competiram na regata da medalha da classe 470 (Dinghy Misto). Os brasileiros terminaram na 10ª posição na classificação geral após terminar corrida na última colocação.
João Siemsen e Marina Arndt terminaram a corrida na 3ª colocação na classe Nacra 17 (Multicasco Misto), mas ficaram em 9° na classificação geral e não ganharam medalha.
Bruno Lobo participou de duas regatas da semifinal A na classe Fórmula Kite. Bruno Lobo venceu uma série, mas precisaria de mais duas para garantir uma vaga na decisão e ficou de fora.
Pentatlo moderno
Isabela Abreu não foi bem na abertura do pentatlo moderno. A brasileira somou apenas 15 pontos na esgrima e ocupa a 36ª posição.
Vôlei de praia
De virada, Duda e Ana Patrícia vencem as australianas Mariafe Artacho e Taliqua Clancy por 2 sets a 1 e vão à final no vôlei de praia feminino! Com isso, a medalha já está garantida para as brasileiras. Parciais de 20×22, 21×15 e 15×12.