Foto: Caco Argemi

A defesa dos direitos humanos, em um momento de polarização política, transita entre indiferença e o ódio por parte da humanidade. Essa relação fica explícita quando, diante de barbáries, questiona-se: E o pessoal dos direitos humanos? Esses defensores de direitos humanos só defendem bandidos.

Em uma sociedade desigual como a nossa, o “bandido” é aquele que deve ser execrado, e levar até um tiro na “cabecinha” por não se ajustar às normas sociais. Em especial, aquele ser humano que não vende ou não tem quem compre a sua força de trabalho. Seu corpo é a sua moeda de troca. E sua existência é desumanizada.

Eis o nosso problema: uma racionalidade em curso, que generaliza a competição e naturaliza a desigualdade nos valores supremos de uma forma social, a própria expressão da barbárie. Diante disso, como tornar a promoção dos direitos humanos em um objetivo político concreto, quando a lógica do mercado abarca todos os âmbitos da existência? Qual o lugar do humano, numa sociedade onde tudo está passível de se transformar em mercadoria?

A sociedade neoliberal implica uma forma de subjetividade refratária à dignidade humana, e, por isso, extremamente perigosa. A adoção da competitividade como norma de vida solapa a fraternidade e a compaixão, universalizando a “guerra” como referencial. Mesmo porque a “guerra” torna-se um mercado promissor, é o lucro em detrimento da vida. A Necropolítica como essência, como um grande negócio.

A tarefa de construção de uma democracia substancial passa por repensar radicalmente a ideia-força da dignidade humana, incorporando a defesa e a promoção dos direitos humanos como fundamento da comunidade política. Isso passa, necessariamente, pelas políticas de gênero e de raça, que supere as desigualdades de classes. Precisamos de uma nova linguagem para falar de direitos humanos, e métodos menos arcaicos de praticar e exercer a nossa humanidade. Não há “dignidade do eu” desconsiderando o fato de que o eu é relação. ​É na igualdade inegociável que precisamos ancorar a ideia de dignidade humana, como expressão do ser e estar no mundo. A filosofia africana é sábia e aponta caminhos na encruzilhada: Ubuntu – eu sou porque nós somos.

Conheça outros colunistas e suas opiniões!

Colunista NINJA

Memória, verdade e justiça

FODA

Qual a relação entre a expressão de gênero e a violência no Carnaval?

Márcio Santilli

Guerras e polarização política bloqueiam avanços na conferência do clima

Colunista NINJA

Vitória de Milei: é preciso compor uma nova canção

Márcio Santilli

Ponto de não retorno

Andréia de Jesus

PEC das drogas aprofunda racismo e violência contra juventude negra

Márcio Santilli

Através do Equador

XEPA

Cozinhar ou não cozinhar: eis a questão?!

Mônica Francisco

O Caso Marielle Franco caminha para revelar à sociedade a face do Estado Miliciano

Colunista NINJA

A ‘água boa’ da qual Mato Grosso e Brasil dependem

jogomes

Mineradora estrangeira força a barra com o povo indígena Mura

Jade Beatriz

Combater o Cyberbullyng: esforços coletivos

Casa NINJA Amazônia

O Fogo e a Raiz: Mulheres indígenas na linha de frente do resgate das culturas ancestrais

Rede Justiça Criminal

O impacto da nova Lei das saidinhas na vida das mulheres, famílias e comunidades

Movimento Sem Terra

Jornada de Lutas em Defesa da Reforma Agrária do MST levanta coro: “Ocupar, para o Brasil Alimentar!”