Renan Gallina: da quebra do tabu brasileiro no Pan-Americano de Santiago para Paris 2024
Gallina (20) estreia em Olimpíadas sendo uma das promessas do atletismo brasileiro nas provas em que foi ouro no Pan-Americano 2023.
Por: Beatris Ferracioli
Imagina quebrar um tabu que tem mais tempo do que sua própria idade? Pois bem, Renan Gallina realizou este feito no Pan-Americano de Santiago no ano passado. Aos 19 anos (2023), o atleta do atletismo conquistou o ouro nos 200m livres após 24 anos da última medalha dourada do Brasil na competição. Com a conquista, Renan entrou para o seleto grupo de medalhistas de ouro nos 200m Pan-Americanos junto com Robson Caetano (1991) e Claudinei Quirino da Silva (1999).
Do salto em alturas para as pistas
Renan, da cidade de Maringá (PR), iniciou sua carreira no atletismo na modalidade salto em alturas, mas logo notou que seu talento se encaixaria mesmo na pista. Desde 2012, o paranaense treina com a técnica Sandra Regina Crul, após conhecê-la na ‘Prova Tiradentes’.
“Eu acabei conhecendo a Sandra, ela falou com meus pais para eu começar a treinar. E foi assim que tudo começou. O que era uma brincadeira virou na minha carreira” – ressaltou o atleta para o Jornal O Maringá.
Preparação Olímpica
O ouro em 2023 não foi a única medalha de Renan no Pan-Americano, ele também subiu no lugar mais alto do pódio no revezamento 4x100m junto com Rodrigo do Nascimento, Felipe Bardi e Erik Barbosa. No mesmo ano, o atleta também disputou a semifinal do Mundial de Budapeste e ficou em 15º lugar na classificação geral.
“Eu novinho aqui [campo de treinamento da seleção] e o pessoal me fala ‘sua curva é muito boa’, que não sabe como eu tenho perna para aguentar. É muito gratificante ver as pessoas me analisando e comentando”, afirmou Gallina para o portal Olympics.
O maior recorde pessoal de Gallina em provas de 200m é de 20.12s, conquistado em setembro de 2022, com esse tempo o atleta ficaria em 7º lugar nas Olimpíadas de Tóquio 2020. Renan ocupa a 33ª posição com 1221 pontos no ranking mundial da modalidade de 200m (dados referentes ao dia 23 de julho de 2024).
Paris 2024
O nome do atleta é inspirado em Renan Dal Zotto, medalhista de prata no vôlei nas Olimpíadas de Los Angeles de 1984, não é atoa que o garoto quer fazer história em Paris 2024. Ele pretende chegar às finais dos 200m.
“Sonho com uma final olímpica. Se Deus quiser, estaremos lá super completo. Vou lutar com todas as armas, já estou treinando e me preparando para isso. Estou com a visão dessa final”, disse o atleta em entrevista para o portal Olímpiada Todo Dia.
Renan está entre os 42 atletas do Time Brasil de atletismo em Paris. A estreia dele nos Jogos Olímpicos será no dia 5 de agosto, às 14h55 horário de Brasília, na prova dos 200m. Já o revezamento 4x100m acontece no dia 8 de agosto, às 6h35 horário de Brasília.