Relembre o desempenho do Brasil na Copa do Mundo ao longo dos últimos vinte anos
De 2002, quando a seleção conquistou o pentacampeonato, até 2022, na busca do hexa no Catar
Por Mariana Ribeiro
Em ano de Copa, todo mundo quer ser brasileiro, afinal, o Brasil é o país do futebol. Relembre o desempenho da amada Seleção ao longo dos últimos vinte anos.
Copa do Mundo da FIFA Coreia do Sul e Japão 2002
É Penta! É penta! É penta!
Em 2002, o Brasil marcou sua décima sétima participação em Copas do Mundo, mantendo o posto de único país a participar de todas as edições do campeonato. Na Terra do Sol Nascente, a Seleção Brasileira conquistou sua quinta estrela pelos pés dos jogadores Ronaldo, Rivaldo, Ronaldinho, o capitão Cafu, entre outros, a partir das instruções do técnico Luiz Felipe Scolari.
Durante a Copa do Mundo da FIFA Coreia do Sul e Japão 2002, a seleção alcançou 100% de aproveitamento nos jogos, ou seja, ganhou sete dos sete jogos em que participou e marcou um total de 18 gols. A final histórica ocorreu em Yokohama, no Japão, na manhã de 30 de junho de 2002 e colocou frente a frente duas das maiores seleções mundiais, Brasil X Alemanha.
O Brasil conquistou a vitória de 2 a 0 sobre a Alemanha e a quinta estrela finalmente chegou ao peito dos brasileiros. É penta! É penta! É penta!
Copa do Mundo da FIFA Alemanha 2006
Em 2006 as expectativas com relação a Seleção Brasileira eram altas, já que o Brasil era o atual campeão do torneio, além das conquistas de taça na Copa América 2004 e na Copa das Confederações FIFA de 2005. Durante as eliminatórias, a Seleção mantinha liderança frente às outras equipes. O técnico Carlos Alberto Parreira escalou jogadores como Rogério Ceni, Kaká, Ronaldinho Gaúcho, Lúcio, Ronaldo, entre outros, para compor um time de peso dentro do campeonato.
Apesar de liderar as apostas como o grande favorito, o Brasil foi eliminado nas quartas de final pelos pés da Seleção Francesa por um placar de 1 a 0. A derrota entrou para a história e ficou conhecida como “o dia em que o Brasil não jogou”, pois a França de Zidane dominou a partida do começo ao fim.
Copa do Mundo da FIFA África do Sul 2010
“Tsamina mina eh eh
Waka Waka eh eh
Tsamina mina zangalewa
This time for Africa”
A Copa do Mundo de 2010 marcou a décima nona participação da Seleção Brasileira no campeonato. Assim como em 2006, o Brasil seguiu liderando as partidas eliminatórias e iniciou a Copa como o grande favorito. A partir das instruções do técnico Dunga e seu auxiliar Taffarel, os jogadores Robinho, Thiago Silva, Daniel Alves, Kaká, entre outros, iniciaram o campeonato com um bom desempenho.
Apesar do favoritismo, a Seleção Brasileira foi eliminada nas quartas de final pela Holanda, em uma partida que rendeu um placar de 2 a 1. A partida que mandou o Brasil de volta para casa ocorreu no Nelson Mandela Bay Stadium, em Porto Elizabeth, no dia 2 de julho de 2010.
Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014
A Copa do Mundo de 2014 fez história, já que o país-sede escolhido foi o Brasil, terra do futebol. A Brazuca rolou para a Seleção a partir dos comandos do treinador Luiz Felipe Scolari e seu auxiliar Carlos Alberto Parreira, que escalaram para o campeonato jogadores como Neymar Jr, Fred, Daniel Alves, o capitão Thiago Silva, entre outros. O Brasil se apresentava como favorito e as expectativas para uma vitória em casa eram altas. Durante as quartas de final, o jogador Neymar sofreu uma dura entrada do jogador Camilo Zúñiga, do time da adversária Colômbia, no Castelão, em Fortaleza.
O camisa 10 da Seleção precisou deixar o campo deitado em uma maca e, apesar da vitória do Brasil, toda a equipe se desestabilizou com o ocorrido. Neymar estava oficialmente fora da Copa do Mundo de 2014. O Brasil alcançou a semifinal e enfrentou a Alemanha no dia 8 de julho de 2014, no Estádio Mineirão, em Minas Gerais. A partida ficou marcada de forma negativa e traumática na memória de todos os torcedores brasileiros, a Seleção perdeu para a Alemanha em uma goleada histórica, 7 a 1. O sonho da taça foi adiado novamente.
Copa do Mundo da FIFA Rússia 2018
Em 2018 as expectativas para uma possível vitória do Brasil eram altas. A Seleção foi a primeira a se classificar para a Copa a partir das instruções do técnico Tite, que convocou para o campeonato jogadores como Thiago Silva, Neymar, Philippe Coutinho, o goleiro Alisson, entre outros. Apesar do favoritismo, as cores da bandeira da Alemanha (vermelho, amarelo e preto) assombraram o Brasil novamente, dessa vez personificadas no time belga. A Seleção brasileira perdeu para a Bélgica nas quartas de final com um placar de 1 a 2.
Copa do Mundo da FIFA Catar 2022
Os lances e surpresas da Copa do Mundo de 2022 ainda são um mistério, mas…
Será que agora o Hexa vem?
Texto produzido em cobertura colaborativa da NINJA Esporte Clube