Rebeca Andrade é prata no individual geral da ginástica artística
Atleta se torna mulher brasileira com mais medalhas em jogos olímpicos e ainda pode aumentar o feito.
Por Laura Dozza Reis para cobertura colaborativa para o @ninjaesporteclube
A ginasta Rebeca Andrade é medalhista de prata. Ela passou a disputa sem quedas, com apresentações limpas, e o tempo todo coladinha no primeiro lugar. Inclusive, chegou a liderar a disputa nos dois primeiros aparelhos – salto e paralelas.
A soma da Rebeca foi de 57.932 [15.100 (salto) |14.666 (paralelas) |14.133 (trave) |14.033 (solo)] Essa é sua segunda medalha nesses jogos, a quarta medalha olímpica e a repetição da prata dos Jogos de Tokyo. Dentro do seleto grupo de bi-medalhistas no individual geral, apenas 12 ginastas.
A ginasta brasileira iniciou a prova com um ótimo Cheng no salto e uma bela nota de execução, um 9.500. Nas passarelas, a brasileira fez a sua melhor prova nessa competição e tirou total de 14.666. Na trave, um pequeno desequilíbrio e uma saída no solo que teve 0.1 de desconto.
Rebeca não veio com as suas séries mais difíceis nessa final, uma estratégia para as próximas três finais que a brasileira vai competir, sinal que podem ver mais medalha nas próximas competições.
A outra brasileira, Flavia Saraiva, fez também uma ótima passagem e terminou a competição em 9º lugar com destaque para a sua apresentação na trave com uma nota de 14.266. Infelizmente Flavinha teve uma queda no solo, o que custou 0,3. Mas nem isto tirou o brilho da ginasta e animação da torcida que continuo a vibrar e a apoiar, de tão linda que foi a apresentação. As notas da Flávia foram o total de 54.032. [13.633 (salto) | 13.900 (paralelas) | 14.266 (trave) | 12.233 (solo)]
E, mais uma vez, desde 2004 os Estados Unidos levam a medalha de ouro nas finais individuais. Simone Biles fez uma competição surpreendente e conquistou o primeiro lugar. O pódio foi completado por Sunisa Lee numa dobradinha dos Estados Unidos, com total de 56.465.
O Brasil disputa ainda as finais do salto e do solo com a Rebeca e a trave com a Rebeca e Julia Soares.
Confira a narração completa da competição feita pelo NINJA Esporte Clube no X/Twitter