Foto: Midia NINJA

É simbólico e político que lideranças indígenas tenham sido recebidas na Fundação Nacional do Índio (Funai) com policiamento intensivo, spray de pimenta, gás lacrimogêneo e tropa de choque.

Um policiamento, que como afirmam as lideranças, é desejado e ausente em aldeias e comunidades que sofrem com as ações de garimpeiros ilegais e criminosos.

Criminosos que lá nas aldeias ameaçam a integridade física e queimam casas de lideranças, como a da líder indígena Maria Leusa, do povo Munduruku; ou atacam comunidades como a Palimi Ú, do povo Yanomami, com armamento pesado na tentativa de expulsá-los de suas terras.

Sem contar o resíduo da destruição, como o mercúrio que contamina os rios e o sangue dos povos; a desnutrição e a fome, a malária e tantos outros atentados contra a existência indígena.

A Funai, órgão indigenista criado para proteger os direitos dos povos, tem à sua frente hoje um delegado da Polícia Federal, Marcelo Xavier, que entre outros feitos negativamente inacreditáveis, esteve na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados para apoiar o PL 490.

Na prática, o PL acaba com a política de demarcação de terras indígenas no Brasil, abrindo possibilidade de revisão de terras indígenas já demarcadas e homologadas.

Em carta pública divulgada ontem pela Apib – Articulação dos Povos Indígenas do Brasil – eles denunciam que o delegado “transformou a Funai na ‘Fundação da INTIMIDAÇÃO do Índio’, órgão que hoje mais se parece com uma delegacia política, que persegue e criminaliza lideranças”.

Afirmam ainda que o órgão hoje edita atos administrativos anti-indígenas, como a Instrução Normativa nº 09 e outras, negocia medidas no Congresso Nacional. Um verdadeiro escárnio! Uma tentativa de desmoralização e enfraquecimento dos povos.

Nesse sentido, a resposta da PM aos protestos indígenas, da forma como foi, representa os dentes deste governo genocida, que não gosta dos povos indígenas, nem de ninguém.

Conheça outros colunistas e suas opiniões!

FODA

Qual a relação entre a expressão de gênero e a violência no Carnaval?

Márcio Santilli

Guerras e polarização política bloqueiam avanços na conferência do clima

Colunista NINJA

Vitória de Milei: é preciso compor uma nova canção

Márcio Santilli

Ponto de não retorno

Márcio Santilli

‘Caminho do meio’ para a demarcação de Terras Indígenas

NINJA

24 de Março na Argentina: Tristeza não tem fim

Renata Souza

Um março de lutas pelo clima e pela vida do povo negro

Marielle Ramires

Ecoturismo de Novo Airão ensina soluções possíveis para a economia da floresta em pé

Articulação Nacional de Agroecologia

Organizações de mulheres estimulam diversificação de cultivos

Dríade Aguiar

Não existe 'Duna B'

Movimento Sem Terra

O Caso Marielle e a contaminação das instituições do RJ

Andréia de Jesus

Feministas e Antirracistas: a voz da mulher negra periférica

André Menezes

Pega a visão: Um papo com Edi Rock, dos Racionais MC’s

FODA

A potência da Cannabis Medicinal no Sertão do Vale do São Francisco

Movimento Sem Terra

É problema de governo, camarada