Quem são as primeiras árbitras na Copa do Mundo?
No país com pouca liberdade de gênero, conheça quem são as árbitras pioneiras na história das copas do mundo
Por Mizpá Barros
A Copa do Mundo de 2022 está cheia de polêmicas, mas também traz inovações importantes. Pela primeira vez na história do futebol, 3 mulheres vão apitar os jogos do Mundial. As pioneiras são Salima Mukansanga (Ruanda), Stéphanie Frappart (França) e Yoshimi Yamashita (Japão).
As árbitras colecionam pioneirismos em suas trajetórias. Yamashita é a primeira mulher a liderar a arbitragem na Liga dos Campeões na Ásia, Salima é a primeira juíza na Copa Africana de Nações e Frappart marcou território como a primeira mulher a comandar partidas na Copa da França, na Champions League e na Supercopa da Europa.
Outras 3 árbitras assistentes estão na lista da arbitragem da FIFA, Neuza Inês Back (Brasil), Kathryn Nesbitt (Estados Unidos) e Karen Diaz Medina (México).
Frappart e Neuza já atuaram como quarta e quinta árbitras, respectivamente, mas ainda esperamos ver a atuação feminina dentro de campo!
Texto produzido em cobertura colaborativa da NINJA Esporte Clube
Leia também:
https://midianinja.org/news/pela-primeira-vez-na-historia-brasil-tem-representante-feminina-no-quadro-de-arbitragem-de-uma-copa-do-mundo/