Por Brena Santos

Desiree Ellis, técnica da seleção da África do Sul, faz história e deixa seu nome eternizado no futebol mundial. Ela foi a primeira técnica a levar a seleção sul-africana feminina para a Copa do Mundo, sendo esta a segunda participação no evento.

Durante a partida contra a Suécia neste domingo (23), consagrou-se em um momento único: o primeiro gol da seleção da África do Sul.

A comandante da seleção também foi jogadora de futebol e de acordo com o site Terra, aos 38 anos, Desiree se aposentou, mas não largou os campos. Ela foi comentarista de futebol em uma emissora local e embaixadora da Copa do Mundo de 2010.


A sua trajetória como técnica começou em 2016, quando foi interina da seleção feminina da África do Sul e já em 2018 tornou-se a treinadora principal, neste mesmo ano a seleção chegou em segundo lugar na Copa Africana e foi classificada para a Copa do Mundo de 2019.

Agora, em 2023, a seleção sul-africana volta a fazer história no primeiro jogo da Copa. Imagina o que acontecerá nas próximas partidas.

Texto produzido em cobertura colaborativa da NINJA Esporte Clube