Qual a origem do nome Roland Garros e qual a sua relação com o Brasil?
O torneio teve sua 1ª edição em 1888 e reúne os melhores tenistas do mundo no saibro de Paris e já foi palco de grandes momentos do esporte.
Por: Patrick Simão
Roland Garros é um dos maiores eventos esportivos do mundo. O torneio, que teve sua 1ª edição em 1888, reúne os melhores tenistas do mundo no saibro de Paris e já foi palco de grandes momentos do esporte. Mas qual a origem do nome Roland Garros?
A origem desse nome não vem do tênis, mas sim da aviação, e o personagem central dessa história tem uma relação importante com o Brasil, muito antes de Gustavo Kuerten colocar o Brasil por três vezes no topo do torneio.
Eugéne Adrien Roland Georges Garros, mais conhecido como Roland Garros, foi um aviador francês nascido em 1888 e é considerado um herói de guerra na França. Dono de uma concessionária de carros, ele foi convidado em 1909 para um show aéreo e, a partir de então, se tornaria uma referência na aviação mundial.
Roland Garros teve a sua primeira experiência com aeronaves guiando um Demoiselle, construído pelo brasileiro Santos Dumont, considerado o pai da aviação e criador da primeira aeronave do mundo. Roland Garros comprou a máquina por 7 mil francos e o negócio o aproximou de Santos Dumont e, consequentemente, do Brasil.
:: Maria Esther Bueno: o pioneirismo da brasileira dona de 19 Grand Slams ::
Em 1912, ele marcou pela primeira vez a história brasileira. Na ocasião, o aviador francês se tornou a primeira pessoa a cruzar a Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro, e a sobrevoar o trajeto São Paulo – Santos – São Paulo, junto ao brasileiro Eduardo Pacheco Alves. Por conseguirem concluir de forma inédita o trajeto entre o litoral e a capital paulista, eles receberam 30 mil réis do Governo de São Paulo. Os vôos de Roland Garros foram importantes para o desenvolvimento e a introdução do transporte aéreo no Brasil. Como homenagem, ele dá nome a uma rua na cidade de São Paulo.
Em 1915, o já famoso aviador se tornou herói de guerra. Durante a Primeira Guerra Mundial, Roland Garros foi muito importante na criação de um sistema que ligava as hélices dos aviões às metralhadoras, permitindo atirar com maior precisão no exército alemão. O piloto venceu 4 batalhas, até ser capturado. Prisioneiro na Alemanha, ele conseguiu fugir e recebeu diversas honrarias, dentre elas o nome do torneio mais famoso da França. A competição já ocorria anualmente desde 1891 e se expandiu com o novo nome.
Roland Garros foi morto em 1918, aos 29 anos, durante um combate aéreo. O aviador fez seu nome na história da 1ª Guerra Mundial, da aviação francesa, do transporte aéreo brasileiro e de um dos maiores eventos esportivos do mundo.