Depois da Atlas Intel ter apontado crescimento expressivo do candidato Lúdio Cabral, já no início da semana, resultado da primeira pesquisa Quaest após o 1º turno divulgada nesta quarta, 16, aponta empate técnico entre os candidatos. O candidato da extrema-direita, Abílio Brunini (PL) tem 44% e o progressista tem 41%. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. 

Lúdio é médico especializado em gestão da rede pública de saúde e atua há 28 anos no Sistema Único de Saúde como servidor público da Prefeitura de Cuiabá e do Governo de Mato Grosso. Também foi vereador em Cuiabá por dois mandatos, entre 2005 e 2012. Atualmente, é deputado estadual no segundo mandato consecutivo, tendo sido o mais votado em Cuiabá em 2018 e 2022.

Abílio Brunini é deputado federal que ficou conhecido nacionalmente por tentar obstruir os trabalhos da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do 8 de janeiro e chegou a ser expulso pelo presidente da comissão, Arthur Maia (União Brasil/BA) após Abílio interromper algumas vezes a fala de outro colega. Ele também é um dos autores do PL que equipara aborto a homicídio.

Os dados se referem à pesquisa estimulada, quando são apresentados os nomes dos candidatos aos entrevistados. A pesquisa Quaest encomendada pela TV Centro América entrevistou 852 pessoas com 16 anos ou mais, entre os dias 13 e 15 de outubro. O nível de confiança é de 95%. O documento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) como protocolo MT-08972/2024.