O Ministério de Portos e Aeroportos anunciou a primeira fase do programa Voa Brasil, que visa oferecer passagens aéreas por até R$ 200 em cada trecho. Esta fase inicial disponibilizará 3 milhões de passagens para aposentados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), sem restrições de faixa de renda. As companhias aéreas participantes incluem Azul, Gol, Latam e VoePass.

Para adquirir as passagens a preços reduzidos, os aposentados não devem ter viajado de avião nos últimos 12 meses e só poderão comprar até dois bilhetes aéreos por ano. Mais de 23,3 milhões de aposentados terão direito ao benefício, que pode ser adquirido através do site gov.br/voabrasil, usando uma conta Gov.br nível prata ou ouro, para maior segurança.

Após encontrar a passagem desejada, o usuário será redirecionado para a página da companhia aérea para concluir a compra. O ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, revelou que o governo pretende expandir o programa para incluir estudantes do Programa Universidade para Todos (ProUni) e do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) no primeiro semestre de 2025.

A participação das companhias aéreas no programa será voluntária, sem a utilização de recursos públicos. A iniciativa deve diminuir a ociosidade das aeronaves durante a baixa temporada, que é de cerca de 20% entre os meses de janeiro e junho.