Professor dá aulas sobre Movimentos Sociais e Luta em língua de sinais
Professor de história de Belém do Pará ensina sobre Luta e Movimentos Sociais em libras na internet, trazendo maior inclusão social e política para deficientes auditivos.
Muito se fala da inclusão social, mas alguns setores da sociedade são mais “facilmente” esquecidos, talvez pelo costume que se tem de lidar com essas pessoas com ‘defeituosas’, como quem tem deficiência de mobilidade, visual, de fala ou de audição. A atual situação do Brasil ainda é confusa para muitas pessoas , e isso não seria diferente para quem é surdo. Com o intuito de oferecer a inclusão e explicar sobre história e as lutas e movimentos sociais, o professor de surdos em Belém do Pará, Netto Padovani, oferece aulas de história online em libras.
O primeiro vídeo disponibilizado explica sobre o tema, para que mais pessoas entendam a realidade dos movimentos e a luta que fazem incansavelmente pela democracia. Neste vídeo, agora legendado, estava sem esta ferramenta, tornando impossível para quem não fala libras – a maioria da população – entender o conteúdo da aula. Netto informa que isso foi “uma estratégia para observar como os ouvintes reagem a uma aula que não entendem o que o professor ‘fala’.”
No Brasil, 9,7 milhões de pessoas possuem deficiência auditiva segundo dados do IBGE, o que corresponde a pouco mais de 4% da população, mostrando a importância de trabalhos com a linguagem de libras, assim como o de diversos YouTubers surdos que tem surgido. Confira a vídeo-aula: