
Produções populares e de prestígio que ficaram fora das principais categorias do Oscar 2025
A Academia deixou de fora filmes que tiveram bom desempenho de bilheteria ou boas avaliações da crítica.
Por Lohuama Alves
A lista dos conhecidos “esnobados do Oscar” segue crescendo no debate popular. A temporada de premiações de 2025 trouxe surpresas e decepções para muitos cinéfilos e críticos, como acontece todos os anos.
Apesar de algumas produções estarem entre as favoritas ao Oscar, incluindo títulos de grande sucesso entre público e crítica, muitas ficaram de fora das principais categorias. Mesmo com popularidade e prestígio, algumas obras não conseguiram espaço na premiação, levantando questionamentos sobre os critérios de seleção da Academia.
Desde dramas independentes premiados em festivais ao redor do mundo até produções que abordam questões sociais com roteiros primorosos e atuações impecáveis, algumas das exclusões mais comentadas geraram intensos debates. Além disso, diversas performances notáveis foram ignoradas, apesar de merecerem reconhecimento.
Diante disso, reunimos alguns dos filmes mais discutidos pelo público que ficaram de fora da premiação. Confira:
“Gladiator II”

A sequência de “Gladiador” (2000), intitulada “Gladiator II”, foi uma das produções mais esperadas do ano. Sob a direção de Ridley Scott e com Denzel Washington no elenco, o filme gerou grande expectativa devido ao sucesso de seu antecessor e ao talento de seu elenco. No entanto, para surpresa de muitos, não conseguiu garantir indicações nas categorias mais cobiçadas, como Melhor Filme ou Melhor Ator, o que gerou uma onda de críticas e especulações sobre os motivos de sua exclusão pela Academia.
“Maria Callas”

Outro filme que gerou grande expectativa foi “Maria Callas”, cinebiografia da lendária soprano estrelada por Angelina Jolie. A atriz, conhecida por sua habilidade em interpretar personagens complexos, recebeu elogios por sua performance, e o longa foi amplamente considerado um forte concorrente nas categorias de atuação e direção. No entanto, a produção acabou ignorada pela Academia.
“Meninas Malvadas – O Musical”

O clássico filme “Meninas Malvadas”, lançado em 2004, ganhou uma versão adaptada para os palcos da Broadway e, posteriormente, foi levado ao cinema na forma de um musical. A produção conquistou uma base de fãs fiel e teve grande impacto na cultura pop. No entanto, apesar da popularidade e da grande expectativa, “Meninas Malvadas – O Musical” foi completamente ignorado pelo Oscar.
“Bad Boys: Até o Fim”

A franquia “Bad Boys”, protagonizada por Will Smith e Martin Lawrence, é uma das mais queridas pelos fãs de filmes de ação. Em 2023, o quarto longa da série, intitulado “Bad Boys: Até o Fim”, se tornou um sucesso de bilheteria, atraindo uma grande audiência ao longo de sua exibição nos cinemas. No entanto, ao contrário de outros filmes de ação que conseguiram reconhecimento da Academia, como “Mad Max: Estrada da Fúria” (2015), “Bad Boys: Até o Fim” não recebeu nenhuma indicação ao Oscar 2025.
Essas escolhas da Academia evidenciam como os critérios de seleção podem ser imprevisíveis. Enquanto algumas produções populares ou bem recebidas pela crítica acabam fora da premiação, outras menos esperadas conquistam espaço. O debate sobre os “esnobados do Oscar” segue vivo, e resta ver como esses filmes serão lembrados no futuro, seja pelo público, seja em outras premiações.
Texto produzido em colaboração a partir da Comunidade Cine NINJA. Seu conteúdo não expressa, necessariamente, a opinião oficial da Cine NINJA ou Mídia NINJA.