
Primeira vez na corda? A gente te ajuda!
Puxar a corda de Nazinha é muito emocionante, mas também bastante desafiador! Confira nossas dicas para viver esse momento com mais segurança.
por Anna-Beatriz Aflalo
É a tua primeira vez como promesseiro da corda? Não sabes bem onde e que horas chegar, o que vestir, o que levar… ou não? Calma! A gente te ajuda!
A corda é um dos principais símbolos do Círio de Nazaré. Essa tradição começou em 1855, quando a Berlinda precisou ser desatolada, por conta de uma inundação em frente ao Ver-o-Peso. Assim, os animais que antes puxavam a carroça com a Berlinda foram desatrelados para dar lugar a uma corda emprestada por um comerciante local — que foi puxada por fiéis que acompanhavam a procissão.
Desde então, a corda se tornou um elo entre a fé dos devotos e a Senhora de Nazaré. Todos os anos, é puxada por promesseiros de todas as partes, na missão de conduzir Nazinha em procissão.
Até 2003, a corda tinha formato de “U”, mas hoje tem 400 metros (por romaria) e disposição linear. É dividida em cinco estações, que são estruturas de duralumínio que conectam frações da corda, dando mais resistência, tração e garantindo ritmo às romarias e mais segurança aos promesseiros.
Acompanhar o Círio puxando a corda exige preparação, esforço e muita fé. Se tu vais, pela primeira vez, viver essa inundação de emoções, seguem algumas dicas importantes:
– Se alimente bem e se hidrate (com moderação). A procissão dura entre 4 e 5 horas, o que é bastante tempo sem se alimentar, sem ir ao banheiro, fazendo muito esforço e bebendo pouca água. O que nos leva ao segundo ponto…
– Se puder, vá acompanhado ou faça amizade com alguém que esteja dando suporte a promesseiros ao lado da corda! É importante ter alguém que ajude em caso de mal estar ou de precisar beber água;
– Vá descalço e corte as unhas. Do contrário, tu podes pisar no pé ou arranhar algum promesseiro, causando ferimentos indesejados. Vale usar atadura, bandagem, ou outros itens dessa natureza para proteger os pés do atrito do asfalto;
– Use roupas leves. Vestimentas mais pesadas podem causar assaduras ou machucar de outra forma;
– Não use acessórios. Isso inclui brincos, colares, anéis, piercings e outros. O contato muito próximo entre promesseiros pode gerar o engate dessas peças, ou pressão exagerada contra a pele, correndo o risco de acidentes;
– Não porte itens de valor. É muita gente, muito aperto, muito suor e muita água. Tu podes acabar perdendo, sendo furtado ou ter teu bem danificado;
– Não carregue objetos pontiagudos ou cortantes. Tu podes te machucar seriamente, ou causar algum acidente mais grave durante a procissão;
– Procure ficar entre pessoas que tenham mais ou menos a mesma altura que você. Uma pessoa mais alta ou mais baixa, pode fazer pressão contra o seu tórax, te deixando com dificuldade de respirar;
– Chegue cedo para garantir um bom lugar. Para a corda da trasladação, sugerimos que tu chegues por volta das 14h e já te posiciones ao lado da Praça Santuário, na Avenida Nazaré, onde a corda e as estações estarão dispostas no chão, aguardando o início da procissão às 18h. Para a corda do Círio, sugerimos que tu chegues entre 3 e 4 horas da manhã na frente do Ver-o-Peso, e já marques teu lugar para a procissão que inicia às 7h. Lembrando que a corda do domingo do Círio é sempre mais disputada.
– Leva uma grana e o teu RG embalados em um plástico, bem escondido no corpo, para te deslocar de volta para casa ou outro lugar que precises ir de ônibus, moto ou carro. Confere a matéria sobre o Trânsito no Círio para mais informações.
– E por último: NÃO CORTE A CORDA! Ela é símbolo do Círio e parte da promessa de milhares de pessoas. Cortar a corta pode significar interromper o cumprimento da promessa de outro devoto.
O Círio é uma grande festa, e como tal, deve ser vivida de coração leve, alegre e preenchido de fé e emoção. Lembre-se de viver o momento completamente entregue à energia da procissão, ciente de que todos ao seu lado também estão ali para prestigiar o Natal do Paraense e sua anfitriã: Maria de Nazaré.
De resto? Só vivendo!
Tu, que estás lendo e já foste na corda, o que mais recomendarias para um promesseiro de primeira viagem?