Por Luana Alves, vereadora

No dia 3 de maio, uma mulher branca foi expulsa de uma estação de metrô em São Paulo por uma multidão aos gritos: as pessoas ficaram indignadas quando, ainda dentro do trem, ela disse a uma passageira negra para se afastar pois “o cabelo crespo dela poderia transmitir doenças”. No mesmo dia, pouco depois desse episódio, a Câmara Municipal de São Paulo presenciou mais um caso de racismo explícito. Logo no início da sessão da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga os aplicativos de transporte e delivery, o microfone do vereador Camilo Cristófaro foi aberto e o flagrou utilizando o termo “coisa de preto” para falar sobre um serviço de limpeza malfeito. A sessão foi interrompida, a Corregedoria Parlamentar foi acionada e o caso foi levado para a Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância, onde está sendo investigado o crime de racismo.

Em um intervalo de tempo tão curto, dois casos assustadores e inegáveis de racismo tomaram conta das manchetes dos principais veículos de comunicação do país – mas quantas outras pessoas negras foram vítimas de racismo nesse mesmo período e não tiveram visibilidade sobre a violência que sofreram? Um levantamento realizado pelo Tribunal de Justiça e divulgado em abril deste ano revelou um dado estarrecedor: no período mais intenso da pandemia, entre 2020 e 2021, o número de casos ligados ao racismo aumentou 736% no estado de São Paulo. A pesquisa levou em consideração os processos judiciais relativos a casos de injúria racial e crimes ligados a preconceito de raça e/ou cor – só em 2021, foram 251 processos tramitados no Tribunal de Justiça.

Os dados falam por si, mas não são a única fonte de legitimação da necessidade da luta antirracista, afinal de contas, quantos casos de discriminação racial não chegam aos tribunais apesar de racismo ser tipificado como crime desde 1989? O aumento do número de processos como o que foi aberto contra o vereador Camilo Cristófaro, que poderá ter inclusive seu cargo cassado, e a manifestação de revolta formada espontaneamente dentro do metrô contra a mulher racista são indicativos de uma única coisa: as pessoas estão cansadas do racismo sufocante que atravessa a história do nosso país. Tais situações não são indicativos de que a presença do racismo no cotidiano aumentou, mas sim de que a resposta a ele se faz urgente. Ninguém, com exceção dos racistas que lucram e tem seus privilégios assegurados na manutenção do racismo, aguenta mais.

É preciso reforçar que racistas não passarão, mas é preciso garantir que eles, de fato, não passem – e, para isso, cada um pode utilizar as ferramentas que estão disponíveis de acordo com suas configurações individuais. Seja uma vereadora negra garantindo que um vereador branco seja investigado e tenha o mandato cassado por uma frase racista, seja um passageiro de metrô manifestando indignação e registrando com seu celular uma pessoa negra sofrendo violência. O ciclo de silêncio, de tolerância, de relativização do racismo é o que faz com que ele continue fincado na malha social brasileira: esse mal precisa ser arrancado pela raiz para que não mais encontre espaço para dar frutos. Devemos começar a olhar a questão através da ótica de que racismo não deve ser socialmente repudiado por ser crime, mas sim que racismo é crime justamente por ser um comportamento repugnante: o combate ao racismo precisa acontecer dentro e fora das esferas institucionais.

É nítido que se tratando de um país colonizado há 520 anos, com histórico de genocídio negro e indígena e sendo o último país do continente americano a abolir a escravidão, muita coisa precisa ser feita. Em 2021, a estátua de Borba Gato, um bandeirante responsável por assassinar e violentar inúmeros negros e indígenas, foi incendiada – é preciso rever quem são os homenageados nas ruas, praças e monumentos do nosso país. É preciso resgatar as referências negras e indígenas que construíram esse país e colocá-las em evidência. É preciso implementar o ensino de africanidades, história indígena e relações étnico-raciais nas escolas. É preciso institucionalizar a formação antirracista para profissionais de saúde, de educação e, principalmente, de segurança pública e privada. Só assim, derrubando estátua por estátua, construiremos, de fato, cidades antirracistas.

Conheça outros colunistas e suas opiniões!

Colunista NINJA

Memória, verdade e justiça

FODA

Qual a relação entre a expressão de gênero e a violência no Carnaval?

Márcio Santilli

Guerras e polarização política bloqueiam avanços na conferência do clima

Colunista NINJA

Vitória de Milei: é preciso compor uma nova canção

Márcio Santilli

Ponto de não retorno

Márcio Santilli

Através do Equador

XEPA

Cozinhar ou não cozinhar: eis a questão?!

Mônica Francisco

O Caso Marielle Franco caminha para revelar à sociedade a face do Estado Miliciano

Colunista NINJA

A ‘água boa’ da qual Mato Grosso e Brasil dependem

Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida

Na defesa da vida e no combate ao veneno, a Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos completa 13 anos

Casa NINJA Amazônia

O Fogo e a Raiz: Mulheres indígenas na linha de frente do resgate das culturas ancestrais

Rede Justiça Criminal

O impacto da nova Lei das saidinhas na vida das mulheres, famílias e comunidades

Movimento Sem Terra

Jornada de Lutas em Defesa da Reforma Agrária do MST levanta coro: “Ocupar, para o Brasil Alimentar!”

Bella Gonçalves

As periferias no centro do orçamento das cidades

Márcio Santilli

Desintegração latino-americana