Prêmio Goya: ‘Marighella’ irá representar o Brasil na principal premiação do cinema espanhol em 2023
Considerada o Oscar espanhol, a premiação acontece em fevereiro do ano que vem
Após o enorme sucesso e reconhecimento no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, “Marighella” é o indicado da Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais para representar o Brasil na 37ª edição do Prêmio Goya, que acontece em Sevilla, na Espanha, em 11 de fevereiro de 2023.
O longa dirigido por Wagner Moura, irá concorrer na categoria Melhor Filme Ibero-Americano. A premiação é organizada pela Academia das Artes e das Ciências Cinematográficas da Espanha.
Ver essa foto no Instagram
“Marighella” vem colhendo os frutos desta produção tão importante para o cinema nacional. No dia 10 de agosto, o filme venceu oito das 17 indicações que teve no 21º Grande Prêmio do Cinema Brasileiro: Melhor Longa-Metragem Ficção, Melhor Primeira Direção de Longa-Metragem (para Wagner Moura), Melhor Ator (para Seu Jorge), Melhor Roteiro Adaptado (para Felipe Braga e Wagner Moura), Melhor Direção de Fotografia (para Adrian Teijido, ABC), Melhor Som (para George Saldanha, ABC, Alessandro Laroca, Eduardo Virmond Lima e Renan Deodato), Melhor Direção de Arte (para Frederico Pinto, ABC) e Melhor Figurino (para Verônica Julian).
Lançado nos cinemas no dia 4 de novembro de 2019, o filme percorreu festivais mundo afora, conquistando o espaço e o reconhecimento que lhe havia sido negado, devido aos boicotes que sofreu durante o processo de produção.
A trama faz um recorte dos últimos anos do guerrilheiro que liderou um dos maiores movimentos de resistência contra a ditadura militar no Brasil, na década de 1960. Liderando um grupo de jovens, Carlos Marighella tenta divulgar sua luta contra a ditadura para o povo brasileiro, mas a censura desmerece a revolução. Um de seus maiores obstáculos é o policial Lucio, que o rotula de inimigo público número um. Quando o cerco se fecha, o próprio Marighella é emboscado e morto, mas seus ideais sobrevivem nas ações dos jovens guerrilheiros, que persistem na revolução.
Além de Seu Jorge como Marighella, o elenco conta com Bruno Gagliasso, Luiz Carlos Vasconcellos, Herson Capri, Humberto Carrão, Adriana Esteves, Bella Camero, Maria Marighella, Pastor Henrique Vieira, Ana Paula Bouzas, Carla Ribas, Jorge Paz, Tuna Dwek, Brian Townes, entre outros.
“Marighella” está disponível para streaming no Globoplay.
Leia mais:
https://midianinja.org/news/confira-os-vencedores-do-21o-grande-premio-do-cinema-brasileiro/
https://midianinja.org/news/marighella-e-eleito-melhor-filme-do-ano-em-festival-do-sesc/
https://midianinja.org/news/leal-honesto-amoroso-marighella-evoca-resistencia-enche-de-tensao-e-faz-chorar/
https://midianinja.org/news/marighella-se-encontrou-com-o-seu-publico-diz-wagner-moura-ao-mst-na-bahia/