A 9ª edição do Prêmio Cine B do Cinema Brasileiro foi realizada na tarde do último sábado (28), no Sindicato dos Bancários, em São Paulo. Com apresentação da atriz e diretora Marina Person e do ator e diretor Silvio Guindane, o evento reafirmou seu compromisso com a valorização do cinema nacional e a democratização do acesso à cultura, reunindo artistas, cineastas, produtores e personalidades do setor audiovisual.

Entre os homenageados com o Troféu Cine B estavam nomes de peso como Samantha Schmütz, pelo filme Tô Ryca 2, Ailton Graça (Galeria do Futuro), Yuri Marçal (Mussum, o Filmis), Vinícius de Oliveira (Um Dia Qualquer) e Vinícius Ribeiro Nascimento (À Beira do Caminho). Também receberam a honraria diretores como Daniel Rezende (Turma da Mônica – Laços e Lições), Pedro Antonio, Rubens Rewald, Joana Mariani, Diego da Costa, Iberê Carvalho, Pedro Serrano e a documentarista Naná Prudêncio. O jornalista Juca Kfouri também foi premiado, pelo filme O Homem do Saco, dirigido por Felipe Kfouri.

A premiação contou com a presença de figuras importantes da cultura e do sindicalismo, como Cidálio Vieira Santos (coordenador do Projeto Cine B), Cyntia Alário (diretora da Brazucah Produções) e Neiva Ribeiro (presidente do Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região). Todos reforçaram o papel do projeto como ferramenta de inclusão e estímulo à produção cinematográfica nacional.

Foto: Reprodução/Instagram
Foto: Danilo Ramos
Foto: Danilo Ramos
Foto: Danilo Ramos
Foto: Divulgação

Criado em 2007, o Cine B é um circuito itinerante de cinema promovido pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região em parceria com a Brazucah Produções. Desde então, já realizou mais de 761 sessões gratuitas em 23 cidades e mais de 300 bairros, atingindo um público superior a 94 mil pessoas. Ao todo, foram exibidos mais de 180 longas-metragens, 125 curtas e diversas pré-estreias, consolidando o projeto como uma das principais iniciativas de difusão do cinema brasileiro no estado de São Paulo.