O Cine Nave dá início à sua programação de 2025 com uma pré-estreia especial e gratuita de Manas, primeiro longa de ficção da documentarista Marianna Brennand, que tem se destacado como um dos filmes brasileiros mais premiados da atual temporada. A sessão acontece no dia 8 de maio, quinta-feira, às 19h, na Nave Coletiva, sede da Mídia NINJA em São Paulo. Após a exibição, haverá um debate com a presença da diretora e outros convidados, com mediação da cineasta, atriz, crítica de cinema e comunicadora Lilianna Bernartt e transmissão ao vivo pelo YouTube.

Rodado na Amazônia e estrelado por Jamilli Correa em sua estreia no cinema, o filme foi premiado em importantes festivais nacionais e internacionais, incluindo o prêmio da crítica de Melhor Filme Brasileiro na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, o Director’s Award na mostra Giornate Degli Autori, no Festival de Veneza, e o Prêmio Especial do Júri à atriz Jamilli Corrêa, no Festival do Rio.

Manas narra a história de Marcielle/Tielle, uma menina de 13 anos que vive na Ilha do Marajó (PA) e cultua a imagem idealizada da irmã mais velha, Claudinha, que teria “arrumado um homem bom” e partido para longe. Conforme amadurece, Tielle se vê encurralada por ambientes abusivos e, diante da preocupação com a irmã mais nova, decide enfrentar a violência que afeta sua família e sua comunidade. A narrativa, sensível e potente, lança luz sobre a dura realidade da exploração sexual de meninas em regiões do Brasil profundo.

A fagulha para a criação do filme surgiu quando Marianna Brennand tomou conhecimento de casos de abuso sexual envolvendo crianças nas balsas que cruzam o Rio Tajapuru, na Ilha do Marajó. A diretora iniciou uma profunda pesquisa de campo após ser contemplada por um edital de desenvolvimento de roteiro da Ancine, em 2014. Inicialmente concebido como documentário, o projeto transformou-se em ficção diante da complexidade ética de expor sobreviventes de violência em frente às câmeras.

“Era inaceitável para mim como documentarista colocar à frente da câmera crianças, adolescentes e mulheres para recontarem situações de abuso. Seria cometer mais uma violência contra elas. A ficção me permitiu retratar uma dor não apenas física e emocional, mas também existencial, criando uma imersão sensorial que conecta o público à experiência subjetiva da protagonista”, explica Brennand.

O elenco foi construído a partir de um núcleo profissional — com nomes como Dira Paes, Fátima Macedo e Rômulo Braga — e de um processo de seleção entre crianças da região metropolitana de Belém e ilhas vizinhas. A composição teve direção de elenco de Anna Luiza Paes de Almeida e preparação de René Guerra.

Jamilli Correa, descoberta nas oficinas realizadas pela equipe, se destacou pela presença e inteligência cênica, segundo a diretora. Dira Paes interpreta a policial Aretha, personagem inspirada em figuras reais do combate à exploração infantil na região amazônica.

O roteiro do longa é assinado por Felipe Sholl, Marcelo Grabowsky, Marianna Brennand, Antonia Pellegrino, Camila Agustini e Carolina Benevides. A equipe técnica conta com nomes renomados como o diretor de fotografia Pierre de Kerchove (Paloma, Pico da Neblina), o diretor de arte Marcos Pedroso (Bicho de Sete Cabeças), a montadora Isabela Monteiro de Castro (O Céu de Suely, Cidade Baixa) e a figurinista Kika Lopes (O Palhaço, Simonal).

Manas é uma produção da Inquietude, em coprodução com Globo Filmes, Canal Brasil, Pródigo e Fado Filmes (Portugal), com produção associada da VideoFilmes e Maria Carlota Bruno (Brasil), da Les Films du Fleuve e dos irmãos Dardenne (Bélgica), além de Dominique Welinski (França). O filme venceu o Emerging Filmmaker Award, do Sam Spiegel International Film Lab, e contou com o apoio do Programa Ibermedia. A distribuição nacional é da Paris Filmes, com estreia comercial marcada para 15 de maio.

Serviço

Pré-estreia + debate do filme Manas
Data: 8 de maio de 2025 (quinta-feira)
Horário: 19h
Local: Nave Coletiva – Rua José Bento, 106, Cambuci, São Paulo (SP)
Ingressos: Gratuito, mediante inscrição prévia na Plataforma da Floresta Ativista
Transmissão ao vivo: Canal da Mídia NINJA no YouTube