Por uma política aldeada: mais de 2 mil estudantes indígenas realizam encontro nacional em Campinas
O evento vai até sexta feira 29/07 e o cronograma completo pode ser encontrado no site do evento
Por Rodrigo Cruz Lopes, doutorando em ciência política pela Unicamp
O IX Encontro Nacional dos Estudantes Indígenas (ENEI) começou na manhã desta terça-feira (26/07) na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) com o mote “Ancestralidade e Contemporaneidade”. A proposta do evento é de unir e debater pautas políticas relativas à saúde, educação e território pela perspectiva dos mais de 75 mil estudantes indígenas que estão matriculados no ensino superior no país.
O tradicional Teatro de Arena da Unicamp, o mesmo que recebeu o candidato à presidência Luiz Inácio Lula da Silva este ano, amanheceu decorado com pinturas tradicionais e foi palco para o coro do povo Guarani, ritual realizado pelo povo Pataxó e o hino nacional proferido pelas cantoras Djuena Tikuna e Tainara Kambeba nas suas respectivas línguas nativas.
Esteve presente na mesa de abertura as pré-candidatas a deputada federal Sônia Guajajara e estadual, Chirley Pankará, o líder indigena Álvaro Tukano, o ativista Davi Guarani. além de representantes da comunidade acadêmica da Unicamp. como o Reitor Tom Zé.
Na edição atual, IX ENEI espera receber mais de duas mil pessoas dentre as mais de dez delegações, representando estudantes de etnias e universidades diversas. O evento vai até sexta feira 29/07 e o cronograma completo pode ser encontrado no site do evento: https://www.enei-evento.com.br ou no Instagram.
Confira abaixo mais imagens: