Por que Francis Ford Coppola encontra dificuldade de distribuir seu novo filme?
Primeiro longa do cineasta desde 2011 foi financiado de forma independente pelo diretor
Por Victor Meira
Diretor de clássicos como Poderoso Chefão e Apocalypse Now, Francis Ford Coppola não consegue comercializar seu novo filme. Marcado para estrear em Cannes neste ano, Megalopolis encontra dificuldade para fechar negócio com alguma distribuidora. O projeto, financiado de forma independente pelo diretor, ainda não possui nenhum acordo de distribuição nos Estados Unidos e nem em outros países.
O investimento na casa dos US$120 milhões já foi exibido para grandes estúdios em uma sessão teste, mas não obteve sorte para conseguir um acordo viável para os cinemas. Segundo relatos do The Hollywood Reporter, os distribuidores consideram que não tem como ‘posicionar’ este filme no mercado e que o projeto não é comercial o suficiente.
De acordo com o site, uma empresa menor como a A24 ou a NEON, conhecidas por comercializarem filmes de menor orçamento, não teriam o escopo para uma campanha de marketing grandiosa como Coppola gostaria.
Porém Megalopolis parece estar em negociações com empresas locais de distribuições também. Já que segundo o Deadline, o longa pode ter sido adquirido pela empresa Le Pacte, na França. O lançamento nos cinemas franceses foi impulsionado já que o filme vai estar no Festival de Cinema de Cannes. O que também pode ajudar o projeto a conseguir uma boa repercussão da parte da crítica ou do júri do festival. O filme também estaria em conversas com a Amazon e a Apple.
Megalopolis, estrelado por Adam Driver e Aubrey Plaza, conta a história de uma cidade sendo reconstruída como uma Utopia após uma tragédia ocorrer nela. Está sendo descrito como um épico de drama e ficção científica. O filme enfrentou problemas na produção, como demissões em massa e estouro no orçamento, segundo o The Hollywood Reporter.