Por que a Seleção Brasileira de Futebol Feminino não está no Pan?
As Guerreiras do Brasil estão de fora do Pan por terem conquistado o título da Copa América Feminina, no ano passado.
Foto: Marina Staudt / PanAmericanas
Os Jogos Pan-Americanos 2019 em Lima, no Peru, não contarão com a participação das seleções masculina e feminina de futebol brasileiro. Os motivos são distintos, mas as equipes não se classificaram para o Pan. A Seleção Masculina não se classificou devido ao desempenho do sub-20 no Sul-Americano da modalidade, disputado no início desde ano no Chile, onde precisava ficar pelo menos entre os três melhores colocados no hexagonal final da competição, o que não aconteceu.
A Seleção Feminina, passa novamente por um descaso com a modalidade. As Guerreiras do Brasil estão de fora do Pan por terem conquistado o título da Copa América Feminina, no ano passado. Apenas as equipes que encerraram a competição entre 3º e 5º lugar, ficaram com as vagas (Argentina, Colômbia e Paraguai). O regulamento da Conmebol prevê que a seleção sul-americana Campeã da Copa América fique com a vaga para a Copa do Mundo de 2019 na França (já disputada esse ano) e com a vaga nas Olimpíadas de 2020, em Tóquio.
Desde 1999 no Pan de Winnipeg, quando o futebol feminino começou a ser disputado nos Jogos, as mulheres brasileiras não ficaram de fora, tendo uma trajetória vitoriosa na competição com três outros (2003, 2007 e 2015) e uma prata (2011), além de a Seleção Brasileira Feminina de futebol ser a atual campeã dos Jogos Pan-Americanos.