Policial militar é flagrado enforcando aluno de 17 anos dentro de escola em Santo André
A técnica violenta utilizada pela Polícia Militar foi proibida pelo subcomando da corporação em julho de 2020
Um policial militar foi flagrado, em vídeos que circulam nas redes, enforcando um adolescente negro dentro da Escola Estadual Professora Ondina Rivera Miranda Cintra, em Santo André (SP). O caso aconteceu na última quinta-feira (24). A técnica violenta utilizada pela Polícia Militar foi proibida pelo subcomando da corporação em julho de 2020.
Em um dos vídeos é possível ouvir estudantes inocentando a vítima: “ele não fez nada”. Em outras imagens, o policial é visto dando uma rasteira no jovem antes de imobilizá-lo pelo pescoço.
Ver essa foto no Instagram
Conforme apuração da Ponte Jornalismo, a vítima é um jovem de 17 anos. Ele contou à reportagem que a abordagem violenta aconteceu depois que recebeu um aviso de colegas, na escola, de que policiais haviam obrigado os estudantes a entrar na instituição “se não ia tomar tiro”. Os policiais estariam na escola, conforme boletim de ocorrência, após terem sido acionados pela própria direção “para intensificar o patrulhamento na região”.
O jovem agredido foi abordado porque, ao entrar na escola, ele olhou para um dos policiais. “Eu olhei para eles de novo e eles começaram a me xingar ‘qual é, cuzão, tá olhando o quê? Vem aqui para a gente trocar um papo’. Eu olhei e continuei andando, não falei nada”.
Na sequência, os policiais o chamaram novamente, mas o estudante se recusou a sair da escola por medo. O policial, então, correu até o estudante começando uma perseguição e as agressões que foram flagradas em vídeo. Um inspetor da escola é visto nas imagens tentando conter a violência. Outra estudante de 15 anos, que testemunhou a ação, contou à Ponte o mesmo relato dado pelo aluno agredido contrapondo-se à justificativa dos policiais de que o jovem “investiu fisicamente contra a equipe”.
O caso está sendo investigado pela Polícia Civil.