*Atualizado às 20h49

Dois suspeitos de terem esfaqueado o repórter Gabriel Luiz na noite desta quinta-feira (14) foram detidos hoje (15) no Distrito Federal. A informação foi divulgada pela Rede Globo.

O primeiro suspeito preso é um adolescente de 17 anos. Logo depois de ser apreendido, outro jovem de 19 anos, também foi preso em uma praça no Cruzeiro, próximo à 3ª Delegacia de Polícia, onde o caso é investigado. O menor de idade foi levado para a Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA), onde foi ouvido. Uma testemunha também prestou depoimento.

A polícia confirmou à TV Globo que o caso se trata de uma tentativa de latrocínio. Carteira e celular foram roubados no momento do crime. Nas câmeras de segurança é possível ver um dos suspeitos, após o ataque, abrindo a carteira e jogando-a no chão. A polícia afirma que foi subtraído um valor de mais de R$ 200.

A notícia tem sido amplamente divulgada desde cedo e jornalistas apontavam a forma com que Gabriel Luiz foi atacado como uma suspeita de tentativa de homicídio. Entidades apontam inclusive intimidação, já que o repórter pauta diversos casos de jornalismo investigativo na emissora em Brasília.

Gabriel foi atingido com pelo menos 10 facadas no corpo. Ele foi internado em estado grave mas apresenta avanços após cirurgia. No hospital, ele já acordou, recebeu visita do pai e de amigos e gesticulou para responder a perguntas. Seu estado ainda é crítico, já que ele foi golpeado em órgãos vitais, como pulmão e veias no pescoço e estômago.

“Eu peguei na mão dele e ele interagiu comigo, se emocionou quando os médicos reduziram a sedação”, disse o pai do jornalista ao UOL. “Ele mesmo perguntou sobre o próprio estado de saúde para a equipe médica… Ele escreveu as dúvidas num papel”.

https://midianinja.org/news/jornalistas-pedem-apuracao-rigorosa-em-ataque-sofrido-por-reporter-em-brasilia/