
Pixar amplia discussão sobre saúde mental com ‘Divertida Mente 2’
Filme se torna uma ferramenta para discutir temas complexos como a desestigmatização de questões psicológicas.
Por Hannah Cangussu
Antes de mergulharmos nas possibilidades de ‘Divertida Mente 2’, é essencial reconhecer o impacto do primeiro filme. ‘Divertida Mente’ introduziu personificações das emoções básicas — Alegria, Tristeza, Medo, Raiva e Nojinho — e mostrou como elas interagem dentro da mente de Riley, uma menina de 11 anos.
O longa não apenas entreteve, mas também educou ao demonstrar que todas as emoções têm um papel fundamental na construção da identidade de uma pessoa e impactam significativamente o equilíbrio da saúde mental.
A construção e expansão de mundo é algo muito interessante. Tudo acontece de uma maneira muito literal e faz com que o espectador crie uma certa identificação com o que está vendo na tela. É um filme extremamente sensorial, principalmente para quem lida com as questões abordadas no enredo.
Enquanto o primeiro filme se concentrou nas emoções básicas, a sequência introduziu emoções mais complexas, fundamentais para entender a saúde mental, já que podem estar na raiz de questões como ansiedade e depressão.
Ao personificá-las, o filme ajuda o público a entender como essas emoções surgem e como lidar com elas de forma saudável.

Além de suas contribuições narrativas, ‘Divertida Mente 2′ tem o potencial de causar um impacto na cultura e na sociedade, abordando questões relativas à ansiedade de forma acessível e emocionalmente envolventes, ajudando a reduzir o estigma em torno desse transtorno.
Isso é especialmente importante para crianças e adolescentes, que muitas vezes não têm vocabulário ou recursos emocionais para expressar o que estão sentindo. Além, é claro, de servir como um ponto de partida para conversas em família e na escola. Professores, pais e até mesmo psicólogos podem usar os personagens e situações do filme para discutir emoções com crianças e jovens, criando um ambiente mais aberto e acolhedor para essas abordagens.
Com esse grande poder, vem uma grande responsabilidade.
Ao abordar temas tão sensíveis, os criadores de ‘Divertida Mente 2’ precisam tomar cuidado para não simplificar demais questões complexas ou reforçar estereótipos.
A representação de transtornos mentais foi feita com sensibilidade e precisão para evitar estigmatização ou romantização. O filme equilibrou sua mensagem educativa com o entretenimento, principalmente para crianças mais novas, trazendo alívios cômicos ao longo da trama, sem deixar de passar a mensagem principal.

Texto produzido em colaboração a partir da Comunidade Cine NINJA. Seu conteúdo não expressa, necessariamente, a opinião oficial da Cine NINJA ou Mídia NINJA.