O Fórum Nacional de Travestis e Transexuais Negras e Negros (Fonatrans) anuncia o lançamento do relatório da pesquisa “Travestilidades Negras: Movimento Social, Ativismo e Políticas Públicas”. O estudo pioneiro, idealizado pela presidenta Jovanna Cardoso, conhecida também como Jovanna Baby, marca um momento histórico para a população trans preta no Brasil. O lançamento da pesquisa acontecerá na próxima segunda-feira (27), em Brasília. No Rio de Janeiro também está prevista uma programação de lançamento no dia 7 de fevereiro, na sede da Fiocruz.

Jovanna, figura central na luta pelos direitos das pessoas trans e travestis desde a década de 1980, liderou a concepção do levantamento inédito, que lança luz sobre as realidades enfrentadas por travestis e transexuais negras e negros. A pesquisa traz dados essenciais como renda, escolaridade, saúde, empregabilidade e acesso a programas sociais, oferecendo um panorama detalhado das desigualdades que afetam essa população.

O relatório é assinado pela travesti pesquisadora Jessica Rodrigues, da Fiocruz de Piauí, e busca não apenas revelar as dificuldades vividas pela comunidade, mas também servir como base para o desenvolvimento de políticas públicas inclusivas e eficazes. A importância desse trabalho está em sua capacidade de oferecer dados concretos para embasar ações voltadas à promoção da igualdade, da justiça social e da garantia de direitos humanos para as pessoas trans pretas no Brasil.

Lançamentos e impacto nacional

Além do lançamento em Brasília no próximo dia 27, um evento de divulgação ainda mais amplo ocorrerá no dia 7 de fevereiro, na Fiocruz do Rio de Janeiro. A celebração contará com a participação dos movimentos sociais, pesquisadores, parlamentares e toda a comunidade trans e travesti, sendo realizado com apoio e compromisso da diretoria Valdiléa Veloso, do Instituto Nacional de Infectologia da Fiocruz. Representantes da comunidade trans e travesti apresentarão os resultados dos estudos realizados pelo INI – Fiocruz, que são o HPTN 091 e BeT – Brilhar e Transcender, organização liderada por Thaylla Varggas, uma das principais referências do movimento.

Thaylla, travesti preta reconhecida por seu trabalho em prol da comunidade trans, tem sido peça-chave na mobilização e articulação para a realização do evento. Sua trajetória reflete o compromisso com a transformação social e a busca por um futuro mais igualitário.