Pepe Mujica, ex-presidente do Uruguai, anuncia luta contra tumor no esôfago: “A vida é uma aventura”
“Quero transmitir às meninas e aos meninos que a vida é bela, mas se desgasta. A questão é recomeçar cada vez que cair e, se houver raiva, transformá-la em esperança. Ninguém é salvo sozinho”, afirma Mujica
O ex-presidente do Uruguai, José Mujica, de 88 anos, compartilhou em uma entrevista coletiva nesta segunda-feira uma notícia que surpreendeu muitos: ele foi diagnosticado com um tumor no esôfago. Mujica revelou que recebeu esse diagnóstico após passar por um check-up médico no Centro de Assistência Casmu, na última sexta-feira.
“Na minha vida, mais de uma vez o ceifador esteve rondando a cama, mas ele continuou a me pastorear. Dessa vez me parece que ele vem com a foice em punho e veremos o que acontece”, destacou Mujica, cercado por líderes políticos, ativistas e pessoas próximas.
Apesar da notícia, Mujica mostrou-se resiliente e determinado a permanecer ativo. Ele compartilhou sua filosofia de vida, transmitindo uma mensagem de otimismo e resiliência: “Quero transmitir às meninas e aos meninos que a vida é bela, mas se desgasta. A questão é recomeçar cada vez que cair e, se houver raiva, transformá-la em esperança. Ninguém é salvo sozinho”.
No entanto, a luta contra o câncer apresenta desafios adicionais para Mujica, que há mais de 20 anos enfrenta uma doença imunológica que afeta seus rins, tornando a realização de quimioterapia ou cirurgia mais complexa.
“Morrer, há que morrer. Pertencemos ao mundo dos seres vivos, e no mundo dos seres vivos nascemos destinados a morrer. É por isso que a vida é uma aventura formidável”, refletiu Mujica, mostrando sua característica filosofia de vida.
Com seu humor característico, Mujica concluiu a entrevista coletiva convidando os jornalistas a fazerem perguntas, com uma ressalva bem-humorada: “Se vocês tiverem alguma dúvida… Mas eu não sou médico, não tenho ideia do que vão fazer, então não perguntem nada sobre medicina”.