Pela primeira vez na história, três seleções africanas avançam para o mata-mata da Copa Feminina
Marrocos, África do Sul e Nigéria marcam presença nas oitavas de final
Por Julhia Marqueti
Antes mesmo da Copa Feminina da Fifa 2023 começar, nós sabíamos que ela seria a maior da história. Porém, ela tem se tornado ainda maior do que o imaginado já que seleções consideradas menores estão tomando o lugar daquelas que eram consideradas favoritas.
Na manhã de hoje (3), a seleção de Marrocos comemorou a sua primeira classificação para o mata-mata em Copas Femininas. O feito já é histórico por si só, afinal, é a primeira vez que Marrocos está participando do mundial.
Porém, a história ficou ainda mais marcante já que, para se classificar, a seleção marroquina deixou para trás a bicampeã, Alemanha. Isso porque, no grupo, estava presente a Colômbia que se classificou em 1°, Marrocos, em 2°, Alemanha e Coreia do Sul, ambas desclassificadas.
Mas a história não para por aí e se torna ainda maior porque envolve todo o continente africano. Pela primeira vez na história das Copas, três seleções africanas seguem para as oitavas de final. Ao lado de Marrocos, está também a África do Sul e a Nigéria.
O recorde até então era de 2019, quando duas seleções africanas passaram da fase de grupos. Porém, na oportunidade, Camarões e Nigéria conseguiram a classificação como terceira melhor campanha entre todos os grupos.
Neste ano, essa possibilidade está fora do regulamento oficial da competição, já que o número de seleções participantes passou de 24 para 36. O que faz que o mata-mata seja apenas entre as duas melhores equipes de cada grupo.
Ao todo, entraram na Copa de 2023, quatro seleções da África e apenas a Zâmbia não segue na competição. A também estreante em mundiais, se despede da Copa Feminina com a 1ª vitória na história das Copas, que aconteceu contra a Costa Rica, por 3 a 1.
Já a Nigéria conhece a disputa em mata-mata faz tempo. Além deste ano, a equipe também já se classificou em 2019 e 1999, quando se tornou a primeira seleção africana a passar da fase de grupos.
Conheça o retrospecto do continente africano em Copas:
1991: 0 classificadas
1995: 0 classificadas
1999: 1 classificada – Nigéria
2003: 0 classificadas
2007: 0 classificadas
2011: 0 classificadas
2015: 1 classificada – Camarões
2019: 2 classificadas – Camarões e Nigéria
2023: 3 classificadas – Nigéria, África do Sul e Marrocos
Com informações de CNN
Texto produzido em cobertura colaborativa da NINJA Esporte Clube