Paredão do handebol do Brasil, Gabi Moreschi celebra a grande estreia em Paris
Goleira foi um dos grandes destaques da vitória do Brasil sobre a Espanha por 29 a 18, com 14 defesas durante a partida.
Por: Ruan Nascimento
É inegável! Os Jogos Olímpicos são a maior vitrine do esporte para qualquer atleta no mundo. No Brasil, isso não é diferente, e um jogo, uma grande atuação, ou uma incrível história de superação pode tornar ídolo um competidor em poucas horas. Em Paris, antes mesmo da Cerimônia de Abertura, uma brasileira já viralizou graças a uma atuação gigante no handebol. A goleira Gabi Moreschi, de 30 anos, foi o grande destaque na vitória da seleção feminina contra a Espanha, por 29 a 18, realizada nesta quinta-feira (25).
Em quadra, Gabi Moreschi foi a responsável por 14 defesas das espanholas, em uma atuação em que reconhece que foi a melhor pela seleção brasileira, e uma das maiores de sua vida. “Esse ano foi muito abençoado. Cheguei nas finais da Champions League e para chegar lá, a cada jogo tive que atuar muito bem. Mas com a seleção, por tudo que envolve, pela atmosfera, pelos fãs. Eu acho que foi sim o meu melhor jogo”, destacou em entrevista na zona mista após o jogo.
Até chegar em Paris, a carreira de Gabi Moreschi foi vitoriosa tanto pela seleção brasileira, como pelos clubes em que atuou. Após o final da temporada europeia pelo clube alemão SG BBM Bietigheim, com direito ao vice-campeonato europeu, depois dos Jogos Olímpicos, ela passará a atuar pelo CSM Bucharest, da Romênia.
Clubes por onde passou
Nascida em Maringá, no Paraná, a goleira iniciou cedo sua carreira, jogando pela seleção da sua cidade. Após uma rápida passagem pelo Jundiaí, se mudou para a Europa em 2015, passando por equipes da Noruega, França, Romênia e Alemanha. Pelo Larvik HK, foi campeã norueguesa em 2017, e conquistou dois títulos da Copa da Noruega. Em seu último clube, o SG BBM Bietigheim, foi campeã da Champions League de 2022, e também conquistou o campeonato nacional da Alemanha em duas edições.
Trajetória na seleção brasileira
Com a camisa do Brasil, a goleira já teve diversas marcas na carreira, como a medalha de ouro nos Jogos Sul-Americanos de 2018, e ser campeã dos Jogos Pan-Americanos de Santiago, em 2023, sendo a melhor goleira da competição. Em Jogos Olímpicos, porém, somente agora em 2024 que está sendo a estreia de Gabi Moreschi, pois acabou não sendo convocada para a edição de 2021, em Tóquio.
Sucesso nas redes sociais
A gigante atuação na estreia brasileira tornou Gabi Moreschi uma celebridade, com uma série de memes publicados nas redes sociais sobre as suas defesas ainda durante o jogo contra a Espanha. Após a partida, o perfil da atleta no Instagram viralizou, com um mutirão de novos seguidores que surgiu na transmissão da partida na Cazé TV. Até às 11h desta sexta-feira (26), a goleira já tem mais de 182 mil seguidores.
“Quero agradecer a todos que estão assistindo. Acho muito importante essa visibilidade que o handebol está tendo nessas Olimpíadas. Agradeço de coração mesmo”, destacou ainda na zona mista, em entrevista para a Cazé TV, e completou: “sigam também as minhas companheiras. Estou feliz, como todo mundo, mas sigam também as minhas companheiras, bora seguir o handebol”.
Próximos jogos do Brasil
Para quem quiser ver mais de Gabi Moreschi e a seleção feminina do Brasil, neste domingo (28), o time terá seu próximo duelo, contra a Hungria, às 4h. Os demais jogos da fase de grupos serão contra a França, na próxima terça-feira (30), às 14h; contra a Holanda, na próxima quinta-feira (1º), às 4h; e contra Angola, no sábado da próxima semana (3), às 9h.