Por Ruan Nascimento

É inegável que os Jogos Olímpicos são a maior vitrine do esporte para qualquer atleta no mundo. No Brasil, isso não é diferente, e um jogo, uma grande atuação ou uma incrível história de superação pode tornar um competidor em ídolo em poucas horas. Na Cidade Luz, antes mesmo da Cerimônia de Abertura, uma brasileira já viralizou graças a uma atuação gigante no gol da seleção feminina de handebol. A goleira Gabi Moreschi, de 30 anos, conhecida também como “paredão”, é um dos destaques da delegação brasileira em Paris.

A estreia da seleção nas Olimpíadas foi imponente, e a goleira foi uma das responsáveis por isso. Na partida, Gabi Moreschi fez 14 defesas, em uma atuação que reconhece como a melhor pela seleção brasileira e uma das maiores de sua vida. “Este ano foi muito abençoado. Cheguei às finais da Champions League e, para chegar lá, a cada jogo tive que atuar muito bem. Mas, com a seleção, por tudo que envolve, pela atmosfera, pelos fãs, eu acho que foi sim o meu melhor jogo”, destacou em entrevista na zona mista após o jogo.

Hoje, mesmo com a derrota por 25×24 para a Hungria, Gabi foi novamente o destaque da seleção. A goleira encerrou a partida com 32% de aproveitamento. Foi a primeira derrota das Leoas. O próximo confronto das brasileiras será contra a França, na terça-feira (30/07), às 14h.

Clubes por onde passou

Até chegar a Paris, a carreira de Gabi Moreschi foi vitoriosa tanto pela seleção brasileira quanto pelos clubes em que atuou. Após o final da temporada europeia pelo clube alemão SG BBM Bietigheim, com direito ao vice-campeonato europeu, depois dos Jogos Olímpicos, ela passará a atuar pelo CSM Bucharest, da Romênia.

Nascida em Maringá, no Paraná, a goleira iniciou cedo sua carreira, jogando pela seleção da sua cidade. Após uma rápida passagem pelo Jundiaí, se mudou para a Europa em 2015, passando por equipes da Noruega, França, Romênia e Alemanha.  Pelo Larvik HK, foi campeã norueguesa em 2017, e conquistou dois títulos da Copa da Noruega. Em seu último clube, o SG BBM Bietigheim, foi campeã da Champions League de 2022, e também conquistou o campeonato nacional da Alemanha em duas edições.

Trajetória na seleção brasileira

Com a camisa do Brasil, a goleira já teve diversas marcas na carreira, como a medalha de ouro nos Jogos Sul-Americanos de 2018, e ser campeã dos Jogos Pan-Americanos de Santiago, em 2023, sendo a melhor goleira da competição. Em Jogos Olímpicos, porém, somente agora em 2024 que está sendo a estreia de Gabi Moreschi, pois acabou não sendo convocada para a edição de 2021, em Tóquio. 

Gabriela Moreschi Reprodução/Instagram

Sucesso nas redes sociais

A gigante atuação na estreia brasileira tornou Gabi Moreschi uma celebridade, com uma série de memes publicados nas redes sociais sobre as suas defesas ainda durante o jogo contra a Espanha. Após a partida, o perfil da atleta no Instagram viralizou, com um mutirão de novos seguidores que surgiu na transmissão da partida na Cazé TV. Até às 11h desta sexta-feira (26), a goleira já tinha mais de 182 mil seguidores

Quero agradecer a todos que estão assistindo. Acho muito importante essa visibilidade que o handebol está tendo nessas Olimpíadas. Agradeço de coração mesmo”, destacou ainda na zona mista, em entrevista para a Cazé TV, e completou: “sigam também as minhas companheiras. Estou feliz, como todo mundo, mas sigam também as minhas companheiras, bora seguir o handebol”. 

Foto: Bruno Ruas/ CBHb