Via SINDIBEL

A falta de segurança não dá trégua nos Centros de Saúde de Belo Horizonte. Desta vez, quem sofre as consequências são os pacientes do Centro de Saúde Carlos Chagas, localizado na Avenida Francisco Sales, n° 1715, Santa Efigênia, Região Centro- Sul da capital. Na manhã desta sexta-feira, dia 23, os pacientes que estiveram no local retornaram para casa sem serem atendidos na coleta de material para exames, ficando prejudicados também os que estavam agendados para as consultas médicas.

De acordo com relatos de servidores, ao chegarem à unidade na manhã desta sexta-feira, eles encontraram o padrão de energia danificado e sem os cabos de eletricidade, que foram furtados, provavelmente durante a madrugada.

fotos: SINDIBEL

Como em situações semelhantes, os funcionários comunicaram imediatamente o ocorrido aos gestores do distrito sanitário, a Guarda Municipal (GM) e ao Sindibel, sindicato que representa a categoria.

O ocorrido provocou a suspensão da coleta de exames que deveria atender a dezenas de pessoas logo no início do dia, e também afetou parcialmente os atendimentos médicos, que se restringiram aos casos de urgência. Procedimentos como vacinação e entrega de medicamentos foram realizados em um ambiente com pouca claridade.

Servidores temem que fatos como este venham ocorrer nos finais de semana e possam causar a perda de vacinas e insumos que necessitam de refrigeração contínua.

O Sindibel junto com outras entidades que compõem o Conselho Municipal de Saúde de Belo Horizonte (CMSBH) já acionou o Ministério Público para intervenção junto a prefeitura da cidade. O objetivo é que seja implantado um sistema de segurança nas unidades de saúde da capital.