Oscar 2024: Entenda todas as categorias técnicas da premiação
Quer entender de uma vez por todas o que cada uma dessas categorias premia e acompanhar a distribuição das estatuetas como um verdadeiro especialista? Então se liga nesse guia que preparamos para você.
Por João Flores
Na noite de domingo (10), a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas (a AMPAS, na sigla em inglês) distribuirá estatuetas aos vencedores em vinte e três categorias, incluindo Melhor Filme, Melhor Animação, Melhor Documentário e Melhor Filme Internacional, além de Melhor Canção Original, quatro categorias de atuação e três de curtas-metragens.
Mas os prêmios que costumam gerar mais confusão nos espectadores da cerimônia são aqueles oferecidos aos chamados “departamentos técnicos” dos filmes, responsáveis pelo fazer cinematográfico por trás das câmeras.
Quer entender de uma vez por todas o que cada uma dessas categorias premia e acompanhar a distribuição das estatuetas como um verdadeiro especialista? Então se liga nesse guia que preparamos para você.
Roteiro Original
O roteirista de um filme é responsável por contar a história que será filmada de maneira ativa e visual, priorizando a exposição da trama e dos conflitos através da ação e usando os diálogos como complementos da condução da trama e do desenvolvimento dos personagens. Também é papel do roteiro estruturar essa história de maneira coerente e, se possível, original, assim como retratar personagens críveis com os quais o espectador possa se identificar. Para a Academia, roteiro original é aquele que não foi baseado em nenhum material lançado previamente.
Este ano, os roteiros originais indicados pela Academia são:
- Anatomia de Uma Queda (Justine Triet e Arthur Harari)
- Maestro (Bradley Cooper e Josh Singer)
- Os Rejeitados (David Hemingson)
- Segredos de Um Escândalo (Samy Burch)
- Vidas Passadas Celine Song)
Roteiro Adaptado
Os atributos do roteiro adaptado são os mesmos do roteiro original, com a adição do trabalho de transposição de uma obra prévia para a linguagem do Cinema. Para a Academia, são considerados roteiros adaptados aqueles que se baseiam não apenas em livros, peças e HQs, mas também qualquer refilmagem, continuação, reboot ou spinoff e mesmo textos baseados em produtos conhecidos pelo público, como é o caso de Barbie.
Os roteiros adaptados indicados pela Academia este ano são:
- Barbie (Greta Gerwig e Noah Baumbach)
- Ficção Americana (Cord Jefferson)
- Oppenheimer (Christopher Nolan)
- Pobres Criaturas (Tony McNamara)
- Zona de Interesse (Jonathan Glazer)
Design de Produção
O design de produção de um filme envolve os componentes físicos da construção visual da produção, dos cenários aos objetos que compõem a decoração das cenas. Com o advento das tecnologias que permitem a construção de cenários digitais, essa definição se expande para incluir também a criação virtual de cenários que simulam ambientes “reais” nos quais a história do filme se desenvolve.
Este ano, os trabalhos de design de produção indicados pela Academia são:
- Assassinos da Lua das Flores (Jack Fisk e Adam Willis)
- Barbie (Sarah Greenwood e Katie Spencer)
- Napoleão (Arthur Max e Elli Griff)
- Oppenheimer (Ruth De Jong e Claire Kaufman)
- Pobres Criaturas (James Price & Shona Heath e Zsuzsa Mihalek)
Fotografia
Já a fotografia de um filme envolve todos os aspectos visuais imateriais da produção, como iluminação, efeito de lentes, ângulos de enquadramento e movimentação da câmera. Em um set de filmagem, o diretor de fotografia é responsável por captar as imagens planejadas pelo diretor da maneira mais funcional e estética possível de acordo com a proposta, gênero e impacto desejado pelo projeto.
Este ano, os trabalhos de fotografia indicados pela Academia são:
- Assassinos da Lua das Flores (Rodrigo Prieto)
- El Conde (Edward Lachman)
- Maestro (Matthew Libatique)
- Oppenheimer (Hoyte van Hoytema)
- Pobres Criaturas (Robbie Ryan)
Montagem
O que se faz em Cinema não é edição (editing é um falso cognato); é montagem, que significa a soma, o encadeamento e a organização de planos, cenas e sequências filmadas pelo diretor com o objetivo de gerar ritmo, manipular a percepção do espectador e até mesmo produzir novos sentidos durante a pós-produção.
Este ano, os trabalhos de montagem indicados pela Academia são:
- Anatomia de Uma Queda (Laurent Sénéchal)
- Assassinos da Lua das Flores (Thelma Schoonmaker)
- Oppenheimer (Jennifer Lame)
- Pobres Criaturas (Yorgos Mavropsaridis)
- Os Rejeitados (Kevin Tent)
Figurino
Esse é mais tranquilo: figurino (ou design de figurinos) são as roupas criadas e/ou escolhidas para os personagens, que devem impactar tanto sua trajetória na tela quanto a história como um todo.
Este ano, os trabalhos de figurino indicados pela Academia são:
- Assassinos da Lua das Flores (Jacqueline West)
- Barbie (Jacqueline Durran)
- Napoleão (Janty Yates e Dave Crossman)
- Oppenheimer (Ellen Mirojnick)
- Pobres Criaturas (Holly Waddington)
Maquiagem e penteados
Esse também é autoexplicativo, envolvendo a caracterização facial e capilar dos atores com o objetivo de auxiliá-los em sua construção de personagens.
Este ano, os trabalhos de maquiagem e penteados indicados pela Academia são:
- Golda (Karen Hartley Thomas, Suzi Battersby e Ashra Kelly-Blue)
- Maestro (Kazu Hiro, Kay Georgiou e Lori McCoy-Bell)
- Oppenheimer (Luisa Abel)
- Pobres Criaturas (Nadia Stacey, Mark Coulier e Josh Weston)
- A Sociedade da Neve (Ana López-Puigcerver, David Martí e Montse Ribé)
Trilha Sonora Original
Nessa categoria, é avaliada a trilha sonora musical composta exclusivamente para cada filme – e ao contrário do que possa parecer, não basta uma trilha sonora conter belas canções; elas precisam ser bem utilizadas no contexto do filme e auxiliar a contar a história e a transmitir as emoções desejadas pelo diretor.
Este ano, as trilhas sonoras originais indicadas pela Academia são:
- Assassinos da Lua das Flores (Robbie Robertson)
- Ficção Americana (Laura Karpman)
- Indiana Jones e a Relíquia do Destino (John Williams)
- Oppenheimer (Ludwig Göransson)
- Pobres Criaturas (Jerskin Fendrix)
Som
Desde 2001, as antigas categorias de mixagem de som e edição de efeitos sonoros foram fundidas em uma única categoria de som. Enquanto a mixagem de som de um filme é responsável pelo equilíbrio sonoro entre os diálogos, as músicas e os efeitos sonoros, a edição de som envolve a criação de efeitos exclusivos para o filme, que vão de ruídos de fundo a sons de passos, portas, pneus, chuva e absolutamente tudo que a cena exigir e que não for captado durante as filmagens através do som direto. O objetivo dos dois departamentos é criar uma experiência sonora imersiva, verossimilhante e agradável que contribua com a construção do universo do filme sem chamar atenção demais para si.
Este ano, os trabalhos de som indicados pela Academia são:
- Maestro (Steven A. Morrow, Richard King, Jason Ruder, Tom Ozanich e Dean Zupancic)
- Missão: Impossível – Acerto de Contas Parte Um (Chris Munro, James H. Mather, Chris Burdon e Mark Taylor)
- Oppenheimer (Willie Burton, Richard King, Gary A. Rizzo e Kevin O’Connell)
- Resistência (Ian Voigt, Erik Aadahl, Ethan Van der Ryn, Tom Ozanich e Dean Zupancic)
- Zona de Interesse (Tarn Willers e Johnnie Burn)
Efeitos Visuais
Nos dias de hoje, é muito fácil confundir elementos de fotografia ou design de produção criados digitalmente com efeitos visuais, mas, de forma geral, efeitos visuais envolvem a construção de elementos visuais especiais, que vão além da iluminação e dos cenários. Exemplos simples são explosões, acidentes, terremotos, trocas de tiros e naves espaciais – mas podem ir, e normalmente vão, muito além disso. No Oscar, não há divisão entre efeitos visuais práticos (realizados sem o auxílio de computador) e digitais.
Este ano, os trabalhos de efeitos visuais indicados pela Academia são:
- Resistência (Jay Cooper, Ian Comley, Andrew Roberts e Neil Corbould)
- Godzilla Menos Um (Takashi Yamazaki, Kiyoko Shibuya, Masaki Takahashi e Tatsuji Nojima)
- Guardiões da Galáxia Vol. 3 (Stephane Ceretti, Alexis Wajsbrot, Guy Williams e Theo Bialek)
- Missão: Impossível – Acerto de Contas Parte Um (Alex Wuttke, Simone Coco, Jeff Sutherland e Neil Corbould)
- Napoleão (Charley Henley, Luc-Ewen Martin-Fenouillet, Simone Coco e Neil Corbould)
Direção
O diretor é o grande coordenador de toda a equipe técnica do filme, além da pessoa responsável pela direção dos atores. Em um set de filmagem, é a autoridade final em todas as decisões criativas do projeto e responde apenas aos produtores. Existem muitos níveis diferentes de “autoralidade”, ou controle criativo de um diretor, em diferentes tipos de projeto; mas, de modo geral, o trabalho de direção envolve a concepção conceitual do filme em seus aspectos visuais e a liderança de todos os departamentos técnicos da produção e pós-produção a fim de transformar o roteiro em uma obra audiovisual.
Este ano, os trabalhos de direção indicados pela Academia são:
- Anatomia de Uma Queda (Justine Triet)
- Assassinos da Lua das Flores (Martin Scorsese)
- Oppenheimer (Christopher Nolan)
- Pobres Criaturas (Yorgos Lanthimos)
- Zona de Interesse (Jonathan Glazer)
E aí? Conseguiu compreender um pouco melhor o que cada categoria técnica do Oscar significa?
Então prepara a roupa social que a gente se vê na cerimônia!
Texto produzido em cobertura colaborativa da Cine NINJA – Especial Oscar 2024