Nesta sexta-feira, 1º de agosto, às 19h, a Nave Coletiva (sede da Mídia Ninja em São Paulo) recebe a pré-estreia gratuita de “Os Enforcados”, novo longa-metragem do diretor Fernando Coimbra (O Lobo Atrás da Porta, Narcos, Perry Mason), protagonizado por Leandra Leal e Irandhir Santos. Após a sessão, o público participa de um debate especial com o diretor e com Leandra, que vive Regina, uma das protagonistas do filme. O papo terá mediação da atriz e crítica de cinema Lilianna Bernartt.

Com estreia nacional marcada para 14 de agosto e distribuição da Paris Filmes, “Os Enforcados” tem passagens marcantes por festivais como Toronto, São Paulo, Rio, Havana e, mais recentemente, o Cine PE 2025, onde foi exibido no mesmo ano em que Leandra Leal foi a grande homenageada do festival. O filme conta ainda com participações especiais de Irene Ravache e Stepan Nercessian, produção da Gullane e coprodução da Fado Filmes, Globo Filmes, Telecine e Pavuna Pictures.

Assim como em “O Lobo Atrás da Porta”, Coimbra mergulha nas ambiguidades morais de seus personagens. Em “Os Enforcados”, ele retorna ao Brasil para contar uma história de ambição e ruína inspirada em Macbeth, de William Shakespeare, desta vez sob a ótica de Lady Macbeth. Na trama, Regina (Leandra Leal) e Valério (Irandhir Santos) vivem confortavelmente na elite da Zona Oeste carioca, sustentados pelo império do jogo do bicho herdado da família. Quando decidem realizar “um último crime” como atalho para seus sonhos, mergulham em uma espiral de violência, culpa e destruição.

“O filme é, antes de tudo, sobre um casamento”, afirma Coimbra. “Esse casal sela um pacto que não consegue cumprir. Eles fazem um plano de vida a partir de um crime, mas a realidade é muito diferente do sonho, e tudo desanda.”

Com humor ácido e atmosfera de thriller psicológico, “Os Enforcados” revela o universo de uma elite corrupta que se diz cidadã de bem, mas constrói sua riqueza sobre práticas ilegais. “Nosso audiovisual costuma olhar para o crime nos estratos mais baixos da pirâmide social. Quis mostrar onde está o dinheiro, numa elite que corrompe, se omite e opera nas sombras”, diz o diretor.

O roteiro, premiado pelo Sundance Global Filmmaking Awards, foi desenvolvido ao longo de vários anos, inclusive durante os trabalhos de Coimbra no exterior e ao longo da pandemia. “Eu precisava refletir o momento absurdo que estávamos vivendo. O Brasil estava mudando e o roteiro também.”

O filme marca o reencontro do diretor com Leandra Leal, que estrelou seu longa de estreia, e o início da colaboração com Irandhir Santos. “Eu sabia do que a Leandra é capaz. E Irandhir era um ator com quem eu queria muito trabalhar. Os dois são criativos, intensos, e construímos os personagens juntos”, afirma Coimbra.

Com apoio de diversas instituições, incluindo RioFilme, ProAC LAB, Ancine e Projeto Paradiso, “Os Enforcados” é um retrato afiado e provocador sobre os pactos que fazemos em nome do poder.

Serviço:

Pré-estreia de “Os Enforcados” + debate com o diretor Fernando Coimbra e a atriz Leandra Leal
Data: 1º de agosto (sexta-feira), às 19h
Local: Nave Coletiva – Rua José Bento, nº 106, Cambuci, São Paulo (SP)
Ingresso: Entrada gratuita mediante inscrição na Plataforma da Floresta Ativista