Pela primeira vez na história, organizações lideradas por jovens das periferias brasileiras estarão na linha de frente da COY20 (Conferência Climática Global de Juventudes) a maior e mais antiga conferência internacional climática dedicada a crianças e jovens. O evento será realizado em novembro, em Belém do Pará, às vésperas da COP30.

A coalizão que vai assumir a co-anfitriania nacional da COY20 é formada pelo PerifaConnection, COP das Baixadas e Águas Resilientes. Este é um movimento histórico que fortalece o protagonismo de territórios tradicionalmente invisibilizados nas decisões climáticas globais.

A COY (Conference of Youth) é um espaço de formação, articulação e elaboração política que reúne jovens do mundo inteiro para se preparar para a COP (Conferência das Partes da ONU sobre Mudanças Climáticas). O principal objetivo é criar um espaço dedicado ao treinamento e desenvolvimento de capacidades para jovens e crianças ativistas que participarão da COP. O evento é organizado e liderado exclusivamente por jovens, com o envolvimento integral da YOUNGO (Movimento Climático Juvenil). Ao final, é elaborado o Global Youth Statement, documento oficial entregue à UNFCCC (Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima), com propostas colaborativas de políticas climáticas.

“Ser co-anfitriãs da COY20 no Brasil é um marco simbólico e político para o movimento climático, especialmente em um país onde as periferias urbanas, os territórios indígenas, quilombolas e tradicionais são os mais afetados pela crise climática. Ao mesmo tempo em que enfrentam os piores impactos, essas populações costumam ser excluídas dos espaços institucionais de decisão.”, afirma Thuane Nascimento, diretora executiva do PerifaConnection.

A chegada da COY20 ao Pará reforça a importância de descentralizar o debate climático, aproximá-lo dos territórios e fortalecer as vozes de quem vive na linha de frente da crise climática.

Sobre a coalizão

O PerifaConnection é uma plataforma de conexão e confluência das periferias brasileiras e tem como missão potencializar juventudes negras periféricas por meio de articulação, formação, mobilização, comunicação, ocupando espaços para disputar e ecoar narrativas.

A COP das Baixadas é um movimento de incidência com ações de educação climática, atividades culturais, de lazer e esporte nas comunidades. Possui como missão fortalecer as narrativas em defesa da Amazônia, de justiça climática e social para os territórios e as suas populações. É uma rede que se propõe a pensar e construir coletivamente “a conferência que queremos” na Amazônia, rumo à COP 30 em Belém do Pará.

Águas Resilientes é uma organização que visa transformar a vida das comunidades afetadas pela crise hídrica através da mobilização, da disseminação do conhecimento, da pesquisa, do desenvolvimento de soluções inovadoras e de políticas públicas. Com foco em promover o engajamento da juventude, sociedade brasileira e internacional.