Conheça Yoandy Leal, o primeiro brasileiro naturalizado a integrar a seleção brasileira de vôlei
A trajetória do cubano até chegar à equipe da seleção brasileira
Por Débora Furtado para cobertura colaborativa da NINJA Esporte Clube
O jogador Yoandy Leal nasceu na cidade de Havana, capital de Cuba, e começou sua vida no esporte bem cedo, ainda criança, na escola onde estudava, onde foi notado por um professor de educação física, que identificou o seu talento para o vôlei. Desde então traçou sua trajetória defendendo a seleção cubana até 2010.
Posteriormente, em busca de novas oportunidades, o jogador resolveu deixar o país e morar no Brasil, onde foi defender o Sada Cruzeiro, no ano de 2012, clube em que jogou cerca de 6 anos e no qual estruturou sua promissora carreira, conquistando vários títulos pelo clube.
A partir de 2018, o jogador foi contratado pelo clube italiano Lube Civitanova, onde conquistou diversos títulos importantes. Recentemente, Leal se despediu do clube e recebeu as boas vindas do Modena.
Já em seu caminho na seleção brasileira, o jogador passou por várias etapas até vestir a camisa da equipe nacional.
O seu sonho de defender uma seleção levou o jogador a buscar a naturalização, já que o governo cubano proibia a convocação de jogadores que atuassem em outro país.
Desde o seu processo de naturalização até a convocação oficial pela seleção brasileira, Leal passou por um longo período de 4 anos.
E que explosão é a sua jornada na seleção! Um jogador com estilo diferente, apreciador de bolas altas, dono de uma força fora do normal e um entrosamento impecável com os seus companheiros. Sem dúvida, essencial na conquista de títulos pela seleção. Além disso, é elogiado pelos colegas, pelo seu carisma, companheirismo, espírito de coletivo e por sua dedicação extrema e amor ao esporte.
View this post on Instagram
A equipe recebeu de braços abertos o colega, que logo se enturmou e se sentiu em casa. E sim, Leal, você está em casa. Esta é a sua casa. A casa que você escolheu e que escolheu você. Você é tão brasileiro quanto é cubano, a brasilidade está dentro dele, no brilho dos olhos, no sorriso largo e na garra ao enfrentar todos os desafios enfrentados.
Os jogos olímpicos sempre foram um dos maiores sonhos do ponteiro. Ele se dedicou por muito tempo e chega à sua primeira edição olímpica com sede de ouro e prometendo mostrar toda o seu talento em quadra.
Que bom que temos o Leal, que sorte a nossa!
Saiba que o Brasil está contigo e vamos te ver voar e incendiar as quadras.