Conheça o atleta Rafael Medeiros, em busca do ouro na sua terceira Paralimpíadas
Natural da capital mineira, Belo Horizonte, Rafael Medeiros, 31 anos, se dedica ao Tênis em Cadeira de Rodas há 17 anos.
Por Isabella Alvim
Natural da capital mineira, Belo Horizonte, Rafael Medeiros, 31 anos, se dedica ao Tênis em Cadeira de Rodas há 17 anos. O atleta conta que em decorrência da pandemia, vários torneios foram cancelados e isso tornou-se o maior desafio para garantir sua vaga em Tóquio. “Estávamos prestes a jogar um torneio e ele foi cancelado, então tivemos que remontar todo o calendário, a incerteza foi meu maior desafio”, explica o tenista.
Hoje, Rafael se despede dos jogos do Tóquio, após duas derrotas. No partida em duplas, na companhia de Maurício Pomme, o jogo deu a vitória aos israelenses depois que os brasileiros abandonaram a partida com 48 minutos de jogo. A retirada não é algo tão incomum nos jogos de tênis.
Para chegar até as paralimpíadas, Rafael treinava por duas horas de quatro a cinco vezes na semana, fazia academia e trabalho físico duas vezes na semana e fisioterapia. No começo da pandemia precisou se afastar das quadras por três meses, mantendo a forma física com exercícios feitos em casa.
Para aqueles que estão entrando no esporte agora, Rafael deixa sua dica:
“Não desista no primeiro momento, o tênis não é um esporte fácil de aprender, exige muita técnica, mas quando começa a pegar o jeito você pode deslanchar. Em dois anos que eu comecei, fui convocado para a seleção brasileira, não desista que lá na frente você pode colher bons frutos”.
Texto produzido em cobertura colaborativa da NINJA Esporte Clube