Por Luana Cruz para cobertura colaborativa da NINJA Esporte Clube

A escolha pelos mascotes que representam os Jogos Olímpicos e Paralímpicos no Japão foi feita após uma votação com mais de 16 mil alunos de escolas primárias do país. Miraitowa para as Olimpíadas e Someity para as Paralimpíadas, eles foram criados pelo ilustrador Taniguchi Ryo e servem para apresentar a cultura do país-sede. Além disso, difundem uma mensagem deste país para o mundo, além de serem os anfitriões nas disputas.

Os nomes escolhidos possuem um significado que reforça ainda mais a mensagem e como será o clima das Olimpíadas. Mirai significa futuro e Towa, eternidade, sendo representado pelas cores azul e branco que significa a tradição e a inovação cultural japonesa.

Já o mascote dos Jogos Paralímpicos, Someity, com as cores rosa e branco tem no seu nome a junção do japonês com o inglês que simboliza as cerejeiras, árvore símbolo da cultura japonesa.

Além da questão da mensagem que os mascotes passam para o mundo, cada um possui um poder especial. O Miraitowa tem poder de se teletransportar, enquanto o Someity pode ser comunicar telepaticamente.

Com informações de selecoes.com.br