Congresso aprova MP que tira direitos do trabalhador em meio à crise sanitária
Em meio à crise sanitária, social e econômica, a bancada anti-povo do Congresso Nacional aprova a MP 905 proposta pelo o governo Bolsonaro.
O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou, por 322 votos a 153, uma emenda do relator da Medida Provisória 905/19, deputado Christino Aureo (PP-RJ).
Conhecida como “MP da Carteira Verde e Amarela”, representa mais um golpe na CLT. O projeto tira direitos dos trabalhadores, diminui a multa de FGTS, diminui a contribuição ao INSS, autoriza o trabalho aos domingos, não considera o acidente de trabalho no percurso, precariza trabalho dos jovens, autoriza trabalho aos domingos e feriados, entre outras maldades.
Agora a medida vai para o Senado e se não for aprovada até o dia 20 caduca e não entra em vigor. A articulação e mobilização para impedir esse retrocesso segue em meio aos deputados da oposição, confira alguns posicionamentos:
Nada é tão ruim que o PSL, o NOVO e o Bolsonaro não possam piorar.
Perto de meia noite aprovaram com o Centrão e a direita o fim do 13º , 1/3 de férias e reduziram multa para facilitar ao empresário demitir trabalhadores.
LAMENTÁVEL!
E os trabalhadores em quarentena!— Rogério Correia (@RogerioCorreia_) April 15, 2020
Votei NÃO à MP 905, da carteira verde e amarela, mais um golpe contra a CLT.
Nós da oposição lutamos, obstruímos, mas a medida foi aprovada na Câmara.
A luta continua para derrubá-lá no Senado. A medida caduca no próximo dia 20. Vamos pressionar os senadores.
— Erika Kokay (@erikakokay) April 15, 2020
MP da carteira verde e amarela foi aprovada na Câmara, mas não sem luta.
Mesmo em pandemia, governo continua retirando direitos dos trabalhadores.
Isso é ardiloso. Grandes empresários, junto com governo e diversos deputados, estão mais preocupados em salvar lucros do que vidas.— Talíria Petrone (@taliriapetrone) April 15, 2020
Nós da oposição lutamos bravamente, mas a MP da carteira de trabalho verde e amarela, que retira mais direitos dos trabalhadores, foi aprovada. Agora a luta será no Senado para derrubá-la. Lembrando que se não for aprovada até o dia 20 de abril ela perde automaticamente validade.
— Marcelo Freixo (@MarceloFreixo) April 15, 2020
A base de Bolsonaro e os ultraliberais do parlamento, não dão sossego para a classe trabalhadora nem na pandemia! A tal "carteira de trabalho verde e amarela" é mais um ataque que retira direitos e fragiliza a relação de trabalho.#Equipe pic.twitter.com/BrTixAXE3n
— Glauber Braga (@Glauber_Braga) April 15, 2020
Votei não na MP 905 , que cria a chamada “Carteira Verde e Amarela” que tira direitos dos trabalhadores. Diminui a multa de FGTS, diminui a contribuição ao INSS, autoriza o trabalho aos domingos, não considera o acidente de trabalho no percurso.
— Paulo Teixeira (@pauloteixeira13) April 15, 2020