A cerimônia do Gotham Awards 2025, realizada na última segunda-feira (1º) em Nova York, consagrou “Uma Batalha Após a Outra”, novo longa de Paul Thomas Anderson, como o grande vencedor da noite, levando o prêmio de Melhor Filme. A premiação, referência mundial no cinema independente, reuniu produções dos Estados Unidos e de diversos países.

O ator brasileiro Wagner Moura participou da cerimônia apresentando uma das categorias. O Brasil, aliás, marcou presença com “O Agente Secreto”, indicado a Melhor Roteiro Original e Melhor Atuação (para Wagner Moura). Apesar das expectativas, o filme não venceu em nenhuma das categorias.

Entre os destaques da noite esteve também o iraniano Jafar Panahi, que venceu Melhor Filme Internacional, Melhor Direção e Melhor Roteiro Original pelo longa “Foi Apenas um Acidente”. A premiação ocorreu logo após a divulgação de que Panahi foi condenado à revelia pelo governo iraniano a um ano de prisão e dois anos de proibição de viajar, acusado de “propaganda contra o Estado”. Mesmo sob risco político e pessoal, o cineasta segue sendo uma das vozes mais reconhecidas do cinema mundial.

Além de celebrar veteranos, o Gotham Awards reforçou novos talentos e narrativas ousadas do cinema contemporâneo, reafirmando seu papel como uma das primeiras grandes cerimônias da temporada — muitas vezes apontando caminhos para o Oscar. A seguir, a lista completa dos vencedores da edição, já com os títulos em português.

Vencedores Gotham Awards 2025

Melhor Roteiro Original

“Foi Apenas um Acidente”

Melhor Roteiro Adaptado

“Pillion”

Melhor Filme Internacional

“Foi Apenas um Acidente” — Jafar Panahi

Melhor Performance de Coadjuvante

Wunmi Mosaku — “Pecadores”

Melhor Direção Revelação

Akinola Davies Jr. — “A Sombra do Meu Pai”

Melhor Documentário

“Meus Amigos Indesejáveis: Parte I – O Último Ar em Moscou” — Julia Loktev

Melhor Performance Revelação

Abou Sangaré — “A História de Souleymane”

Melhor Performance de Protagonista

Sopé Dìrísù — “A Sombra do Meu Pai”

Melhor Direção

Jafar Panahi — “Foi Apenas um Acidente”

Melhor Filme

“Uma Batalha Após a Outra” — Paul Thomas Anderson