Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

A Organização Mundial da Saúde (OMS) fez uma reunião virtual nesta sexta-feira, 28, com mais de 50 ministros da saúde de todo o mundo para falar sobre a pandemia, estratégias comuns e coordenar posições. Os países mais afetados como Estados Unidos, França, Coreia do Sul estiveram presentes mas o Ministro da Saúde brasileiro Luiz Henrique Mandetta não compareceu.

Uma pessoa do baixo escalão esteve como representante mas a pasta não explicou quem é. O Ministro estava em reunião com o presidente Jair Bolsonaro enquanto acontecia o encontro. Ontem, Ricardo Noblat chegou a dizer em seu twitter que o ministro está com coronavírus, mas não há confirmação. Para a OMS, a presença dos ministros foi um sinal de compromisso com a crise e a ausência de Mandetta chama a atenção, ainda mais depois de Bolsonaro fazer uma declaração durante a semana em que minimizou a pandemia e voltou a falar que não é necessário o isolamento social, pregando colapso na economia.

O diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus voltou a reforçar protocolos de saúde e pedir que todos os governos se engajem no combate ao vírus, e apresentou novas medidas que gostaria que os países adotassem, entre elas, está testar todas as pessoas com sintomas e preparar os sistemas públicos de saúde.