Por Noelle Pedroso

A indicação do filme ‘Ainda Estou Aqui’, de Walter Salles, ao Oscar 2025 marca um dos momentos mais emblemáticos para o cinema brasileiro. A produção, que conquistou crítica e público com sua abordagem sensível e, ao mesmo tempo, intensa sobre memória, identidade e perdas no período mais sombrio da história do Brasil. O filme representa não apenas um reconhecimento internacional, mas também uma oportunidade crucial para a valorização da cinematografia nacional.

Ser indicado ao Oscar, especialmente em categorias de destaque como Melhor Filme Internacional, Melhor Filme e Melhor Atriz, coloca o longa em um patamar de visibilidade global. A premiação da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas é uma das mais prestigiadas do mundo. Essa indicação abre portas para uma audiência maior e para a distribuição em mercados que tradicionalmente possuem menor acesso ao cinema latino.

O Brasil tem um histórico de presença intermitente no Oscar, com filmes icônicos que conquistaram indicações, mas poucas vitórias. ‘O Pagador de Promessas’ (1962) foi o primeiro filme sul-americano indicado a Melhor Filme Internacional, seguido por produções como ‘O Quatrilho’ (1996) e ‘Central do Brasil’ (1998). Este último, um dos mais celebrados internacionalmente, rendeu uma indicação ao Oscar na categoria de Melhor Atriz para Fernanda Montenegro. 

Agora, sua filha, Fernanda Torres, concorre na mesma categoria com ‘Ainda Estou Aqui’, também dirigido por Salles, estabelecendo um elo histórico entre gerações do cinema nacional. 

Apesar desses reconhecimentos, a dificuldade de manter uma presença constante na premiação reflete os desafios estruturais da indústria cinematográfica nacional, como financiamento, distribuição e apoio governamental.

A nomeação de ‘Ainda Estou Aqui’ pode fortalecer a indústria cinematográfica brasileira em diversos aspectos. O reconhecimento internacional pode atrair investimentos para novas produções, estimular o interesse por coproduções e ampliar a participação de filmes brasileiros em festivais e premiações ao redor do mundo. Além disso, impulsiona o debate sobre políticas públicas voltadas para o fomento da cultura e do audiovisual, criando um ambiente mais favorável para a produção e exportação de conteúdo cinematográfico brasileiro.

Walter Salles é um dos cineastas brasileiros mais respeitados internacionalmente, com um histórico de sucessos como ‘Central do Brasil’ (1998) e ‘Diários de Motocicleta’ (2004). Sua presença em uma premiação como o Oscar reafirma a força do cinema autoral brasileiro e a capacidade da produção nacional de dialogar com temáticas universais, emocionando audiências diversas.

‘Ainda Estou Aqui’ também se destaca por sua abordagem das memórias da ditadura militar no Brasil, um período sombrio da história nacional marcado por censura, repressão e perseguições políticas. 

O filme revisita essas feridas ao explorar como as experiências desse passado ecoam na vida contemporânea. Em um contexto recente, sob o governo Bolsonaro, houve tentativas de reescrever a história desse período, minimizando seus impactos e desvalorizando a memória dos que lutaram contra o regime autoritário. 

A indicação do filme ao Oscar 2025 reforça a importância do cinema como ferramenta de resistência e preservação da verdade histórica, permitindo que novas gerações compreendam os efeitos desse legado na sociedade atual.

A presença de ‘Ainda Estou Aqui’ no Oscar 2025 é um marco que transcende a premiação em si. Além de celebrar a excelência cinematográfica de Walter Salles e de sua equipe, a indicação representa um impulso vital para a arte, a cultura e a indústria audiovisual do Brasil, consolidando a relevância do país no cenário internacional. Esse reconhecimento também pode inspirar novas gerações de cineastas brasileiros, incentivando produções que explorem a riqueza das histórias nacionais e ampliem o espaço do Brasil no cenário cinematográfico global.

Texto produzido em colaboração a partir da Comunidade Cine NINJA. Seu conteúdo não expressa, necessariamente, a opinião oficial da Cine NINJA ou Mídia NINJA.