Por Julia Moreira, para Cobertura Colaborativa Paris 2024

As Olimpíadas de Paris se encerram neste domingo (11). No entanto, os próximos jogos já tem data marcada. As Olimpíadas de Los Angeles começarão no dia 14 de julho de 2028 e as Paraolimpíadas, no dia 15 de agosto de 2028. As cerimônias de encerramento estão marcadas para os dias 30 de julho e 27 de agosto, respectivamente.

Sede dos jogos pela terceira vez na história e dos jogos paralímpicos pela primeira vez, os jogos de Los Angeles traz como proposta representar a criatividade, a diversidade e a jovialidade da região. A expectativa da organização do evento é receber mais de 15 mil atletas de todo o mundo.

Ao contrário de Paris, não serão construídas localizações temporárias para a competição. Alguns locais já estão confirmados como sede de disputas olímpicas, entre eles o Los Angeles Memorial Coliseum, tradicional símbolo das Olimpíadas anteriores na cidade; o estádio BMO Stadium, que será sede do atletismo; e o estádio Rose Bowl, futuro palco do futebol olímpico.

O estádio So-Fi Stadium, com capacidade para 38 mil espectadores, sediará as competições de natação, tornando-se o maior palco da competição na história das Olimpíadas. O basquete e a ginástica também terão sedes de destaque. Enquanto o basquete será realizado no Intuit Dome, a ginástica acontecerá na Crypto.com Arena. Já as competições de canoagem e softebol serão realizadas em Oklahoma City, distante 1.896,52 quilômetros de Los Angeles. 

Novas competições.

Em 2028, cinco modalidades podem entrar na programação das Olimpíadas: Lacrosse, cricket, baseball, softball, flag football e squash estão na lista entregue ao Comitê Olímpico Internacional (COI) em outubro de 2023. A decisão de incluir os novos esportes ou não será feita após o fim das Olimpíadas de Paris.

Estreante em Paris, o breaking não terá disputa por medalhas em Los Angeles. O esporte deve retornar a competição somente em 2032, nos Jogos de Brisbane. O boxe ainda é incerto em Los Angeles, já que não faz parte da programação entregue ao COI. Em junho de 2023, o COI retirou o reconhecimento da Associação Internacional de Boxe (IBA).

Retrospectiva do Brasil nas Olimpíadas de Los Angeles.

Com uma delegação de 67 atletas, o Brasil não conquistou medalhas nas Olimpíadas de Los Angeles em 1932. Naquela edição, somente 37 países participaram. A nadadora Maria Lenk, com 17 anos, fez história como a única mulher brasileira na competição.


Em 1984, o Brasil conquistou oito medalhas olímpicas, sendo um ouro, cinco pratas e dois bronzes. O destaque da competição foi o velocista Joaquim Cruz, que conquistou o único ouro brasileiro na edição. Com a prova realizada no Los Angeles Coliseum, o brasileiro terminou a prova em 1 minuto e 43 segundos, estabelecendo um novo recorde mundial.