O que esperar das quartas de final do futebol masculino nas olimpíadas?
Todos os confrontos acontecerão na próxima sexta-feira (2), com destaque para França e Argentina, o grande duelo da fase eliminatória até o momento.
Por Daniel Santana
Com o encerramento da fase de grupos, o futebol masculino já tem seu chaveamento definido para as quartas de final dos jogos olímpicos de Paris. Todos os confrontos acontecerão nesta sexta-feira (2), com destaque para França e Argentina, o grande duelo da fase eliminatória até o momento.
De acordo com a configuração dos duelos, o vencedor de França x Argentina enfrentará o ganhador de Egito x Paraguai. No outro lado, quem ganhar o confronto entre Marrocos x EUA, disputará a semifinal contra o vencedor de Japão e Espanha.
França x Argentina – 16h (Bordeaux)
Naturalmente, mesmo com seleções sub-23, o encontro entre Les Bleus e Albicelestes em Bordeaux já seria um grande duelo, muito pelo tamanho das camisas. Mas após toda polêmica envolvendo os cantos racistas de atletas argentinos após o título da Copa América nos Estados Unidos, o clima certamente não será dos mais amistosos. Visto que no jogo de estreia da seleção Argentina contra Marrocos, houve vaias durante o hino do país em Saint-Étienne.
A França chega no confronto com a melhor campanha do torneio, com três vitórias em três jogos e uma defesa que ainda não foi vazada. Vale destacar as boas atuações da dupla de zaga francesa, Loic Badé e Castello Lukeba, alguns dos responsáveis pela sólida defesa dos donos da casa.
Outro destaque do duelo é Thiago Almada. Com dois gols em três jogos, o meia argentino vem ditando o ritmo de jogo da sua seleção, sendo peça fundamental na equipe do técnico, campeão olímpico, Javier Mascherano.
Egito x Paraguai – 14h (Marseille)
No Vélodrome, Egito e Paraguai farão um duelo bem interessante pela vaga nas semifinais. A seleção egípcia obteve um grande resultado na última rodada do grupo C ao vencer a Espanha, atual vice-campeã olímpica, por 2 a 1 e assegurar a liderança. Curiosamente, a equipe treinada por Rogério Micale, medalhista de ouro em 2016 com o Brasil, possui o pior ataque das seleções que chegaram à próxima fase com apenas três gols.
Já o Paraguai, com uma campanha de superação após ser goleado pelo Japão na primeira rodada, conseguiu sua vaga para a próxima fase ao vencer Mali por 1 a 0 no fechamento do grupo. A recuperação paraguaia passa pelas boas atuações dos meias Diego Gómez, Julio Enciso e Marcelo Fernandez que juntos contam com quatro gols e duas assistências e podem fazer a diferença nas quartas de final.
Marrocos x EUA – 10h (Paris)
O Parc des Princes receberá um confronto marcado por dois jogadores que vem se destacando nessa edição dos jogos olímpicos. Soufiane Rahimi, do Marrocos, é o atual artilheiro do torneio com quatro gols que ajudaram a sua seleção a liderar um grupo que contava com a Argentina, uma das favoritas ao ouro. O centroavante que atualmente joga no Al-Ain (EAU) é a grande esperança dos Leões do Atlas para chegar às semis.
Do outro lado, os estadunidenses chegam após se classificar em segundo lugar no grupo A e contam com o meia Kevin Paredes. O meia-direita do Wolfsburg conta com dois gols e uma assistência até o momento, tendo participação em três dos sete gols dos Estados Unidos na fase de grupos.
Japão x Espanha – 12h (Lyon)
Invictos e com a segunda melhor campanha do futebol masculino, a seleção japonesa vem bastante empolgada para o duelo contra os espanhóis no Groupama Stadium. Os nipônicos, assim como a França, não sofreram gols na primeira fase, ponto que será fundamental para frear a intensidade do adversário da vez. Um dos destaque do Japão nessa olimpíada é o volante Rihito Yamamoto, que conta com dois gols no torneio e é peça importante na criação de jogadas da equipe.
Já a “La Roja”, chega ao confronto após perder para a surpreendente seleção do Egito, algo que não desanima os espanhóis que buscam chegar pela segunda edição consecutiva ao pódio dos jogos olímpicos. Vale destacar que a equipe de Santi Denia conta também com atletas que estiveram no título da Eurocopa na Alemanha há algumas semanas e que podem ser decisivos no confronto. Esse é o caso de Fermín Lopéz, que tem um gol marcado no torneio.