Por Georgina De Biase Echevarria

Lee este artículo en español

Para disputar o torneio na Copa do Mundo Feminina, o treinador argentino German Portanova convocou suas 23 jogadoras buscando obter a primeira vitória em mundiais e avançar para a fase de grupos. Entre todas elas, encontramos a jogadora do momento, Yamila Rodriguez, natural de Posadas, Misiones.

Yamila Rodriguez atua como atacante, deu seus primeiros passos no clube da capital, Huracán de Posadas, e em 2015 teve sua primeira convocação para defender as cores da Seleção Argentina Feminina. Em 2016, ela teve a oportunidade de viajar para Buenos Aires e testar suas habilidades no Boca Juniors, clube do qual é torcedora, um sentimento herdado de sua mãe, que lhe presenteava com camisetas azul e ouro desde a infância.

Após sua passagem pelo Huracán de Posadas, a defensora de 25 anos se tornou parte das “Las Gladiadoras”, a equipe feminina do Boca Juniors. Sua primeira passagem pelo clube durou dois anos, participando de quatro campeonatos da primeira divisão sem conquistar nenhum título, alcançando o segundo lugar naquele momento.

Em 2018, ela decidiu explorar novos horizontes, indo para a Espanha para fazer parte do Club Santa Teresa. Seis meses foram suficientes para a atacante, que tinha ofertas para continuar na Europa, mas decidiu voltar à Argentina, ou melhor, ao clube de seu coração, o Boca Juniors. Lá, ela iniciaria sua segunda etapa nas Las Gladiadoras, com novos desafios.

Em 9 de março de 2019, um fato histórico aconteceu na Argentina: a equipe feminina do Boca Juniors jogaria pela primeira vez um jogo oficial na Bombonera, uma iniciativa do clube para o Dia Internacional da Mulher. As meninas enfrentaram o Club Atlético Lanús, pela quinta rodada do campeonato feminino.

Yamila Rodriguez, com a camisa 11 nas costas, precisou apenas de 9 minutos no primeiro tempo para se tornar a primeira mulher a marcar um gol na Bombonera, depois de um ótimo passe de sua companheira Camila Gomez Ares, deixando-a sozinha diante do gol e tocando a bola por cima da goleira do Lanús.

Nessa partida, a atacante marcaria seu segundo gol aos 25 minutos. A comemoração é lembrada por todos os torcedores do Boca Juniors, pois ela se pendurou nas redes, assim como o jogador Manteca Martinez, da equipe masculina do Boca Juniors, havia feito na década de 80/90.

Em sua segunda passagem pelo Boca Juniors (2018-2022), o futebol feminino na Argentina passava por grandes mudanças, uma delas sendo a “semi-profissionalização do futebol feminino”, anunciada em 16 de março de 2019, com as jogadoras começando a ser ouvidas gradualmente em sua luta. Yamila passou a assinar seu primeiro contrato profissional, e as Gladiadoras conquistaram nesse período 4 títulos: o Torneio de Transição 2020, o Campeonato Feminino YPF 2021, a Supercopa no mesmo ano e o Torneio Oficial da Primeira Divisão em 2022.

Seu ponto mais alto com a camisa do Boca Juniors foi no âmbito internacional, quando se tornou a primeira equipe feminina da Argentina a chegar à final da Copa Libertadores da América de 2022. O time da Rivera acabou perdendo a final para o Palmeiras por 4 a 1, e após a derrota, Yamila não demorou a postar uma foto dela com a medalha de vice-campeã, acompanhada de uma mensagem que dizia: “Com isso, eu já ganhei. Orgulhosa de cada uma das minhas companheiras. Obrigada por me deixarem fazer parte disso. Muito obrigada e desculpem”.

A volta ao albiceleste

Sua convocação para a Seleção Argentina voltou pelas mãos do treinador Portanova, que a chamou para a Copa América de 2022, sendo titular em todos os jogos e se destacando na maioria deles. Ela marcou seis gols no torneio e foi a artilheira da Copa América Feminina, sendo os dois últimos gols do torneio contra o Paraguai, quando a seleção albiceleste reverteu o resultado faltando 12 minutos para o final, vencendo por 3 a 1 e garantindo a classificação para o Mundial de 2023.

Seu bom desempenho a levou a ser indicada ao prêmio de Melhor Jogadora do Mundo no Globe Soccer Awards, e o Palmeiras, do Brasil, veio atrás dela. Hoje, é o clube a que ela pertence e onde teve uma estreia dos sonhos, marcando dois gols.

Em 24 de julho, Yamila Rodriguez jogará seu primeiro Mundial, onde a Seleção Argentina fará sua estreia contra a Seleção da Itália, às 3 da manhã (horário de Brasília). A atacante pediu nas redes sociais e nos meios de comunicação o apoio de todos os argentinos para a equipe feminina.

Texto produzido em cobertura colaborativa da NINJA Esporte Clube