Por Giovanna Cecília Souza

A violência contra a mulher, impune em diversos casos no nosso meio social, é um reflexo da sociedade que também atravessa o esporte.

Jogadores e ex-jogadores de futebol influentes e com contratos milionários são acusados de crimes como assédio, agressão, estupro e assassinato. Contudo, mesmo sendo investigados por casos de violência, estes jogadores seguem carreira recebendo apoio e novas contratações para continuar no mundo futebolístico.

Pedrinho

Pedrinho é investigado por violência doméstica, lesão corporal, ameaça e injúria contra a ex-namorada. A denúncia ocorreu em 27 de fevereiro de 2023. Na mesma época, o time do São Paulo anunciou a rescisão do contrato com o atacante. Ela relatou à polícia que foi agredida com socos, empurrões e tapas, além de ter sido ameaçada de morte. Atualmente, Pedrinho joga pelo América Futebol Clube.

Daniel Alves

Lateral da seleção brasileira, Daniel Alves está detido desde 20 de janeiro pela Justiça da Espanha. A acusação é de abuso sexual, episódio ocorrido em dezembro de 2022, em uma boate em Barcelona. Ele seguirá preso até o julgamento.

Robinho

Condenado a 9 anos de prisão na Itália pelo crime de estupro coletivo em 2017. O brasileiro recorreu a sentença, e em janeiro de 2022 foi condenado em última instância. O Superior Tribunal de Justiça avalia se a pena deve ser cumprida no Brasil.

Cuca

Ex treinador e ex jogador de futebol foi detido em 1987 na Suíça sob acusação de estupro de uma menina de 13 anos. Na época, ele e os atletas Eduardo Hamester, Henrique Etges e Fernando Castoldi ficaram presos por 30 dias. Cuca, Henrique e Eduardo foram condenados a 15 meses de prisão. Os quatro receberam uma pena condicional que faz parte da legislação da Suíça, na qual o condenado não é preso por ser réu primário e só vai para a cadeia caso cometa algum outro tipo de delito durante um prazo determinado pelo juiz.

Goleiro Bruno

Ex-goleiro e condenado a 23 anos de prisão por sequestro, homicídio, ocultação de cadáver e cárcere privado de Eliza Samúdio em 2013, está em liberdade condicional desde janeiro de 2023. Atualmente, ele voltou a jogar profissionalmente como reforço do Atlético Carioca.

Antony

O jogador do Manchester United, Antony, é acusado de agressão à sua ex-namorada, Gabriela Cavallin, em junho de 2023. Após a divulgação de mensagens com ameaças do jogador a Gabriela, a Seleção Brasileira cortou sua participação nos jogos contra Bolívia e Peru, nas eliminatórias da Copa.

Jean Fernandes

O goleiro Jean Fernandes, ex jogador do Bahia e São Paulo, foi acusado de agressão à ex-esposa, Milena Benfica por violência doméstica. No boletim de ocorrência registrado na Flórida, foi apontado que ele desferiu oito socos em Milena, porém, em audiência de custódia, o jogador voltou ao Brasil sem pagar fiança, mas responde em liberdade.

Poucos são os casos reais de sanção no futebol pelos clubes. Logo, através da visibilidade de tais crimes, buscamos ressaltar a imensa desigualdade de gênero dentro e fora dos esportes. Por isso, trazer à tona esses casos é um apelo para que essas mulheres encontrem justiça.