O fim das Olimpíadas deixou um vazio? Veja os próximos eventos esportivos que você pode acompanhar
Calendário de campeonatos nacionais, internacionais e grandes eventos poliesportivos para ir além das Olimpíadas.
Por Luiza Ramalho, para Cobertura Colaborativa Paris 2024
Após 19 dias intensos acompanhando, torcendo e se emocionando com os Jogos Olímpicos, a sensação de vazio deixada pelo fim dos Jogos é algo presente para milhares de brasileiros. Mas não precisa ser assim, pois ainda há pela frente muitos eventos esportivos para enriquecer e deixar mais feliz os nossos dias.
Paralimpíadas Paris 2024
Primeiro de tudo precisamos lembrar que, acaba a Olimpíada, começa a Paralimpíada Paris 2024! Os Jogos Paralímpicos de Paris terão 11 dias de duração, entre 28 de agosto e 8 de setembro de 2024, com mais de 4.400 atletas paralímpicos de todo o mundo. Neste ano, serão 185 comitês paralímpicos nacionais, 22 esportes e 549 eventos esportivos. Segundo o portal oficial Olympics.com, são esperados ainda mais de 3 milhões de espectadores.
O Brasil terá 279 atletas nos Jogos Paralímpicos: 254 esportistas com deficiência, 19 atletas-guia (sendo 18 do atletismo e 1 do triatlo), três calheiros da bocha, dois goleiros do futebol de cegos e um timoneiro do remo. Esta é a maior delegação brasileira em uma edição paralímpica fora do Brasil e os atletas irão representar o país em 20 das 22 modalidades, ficando de fora apenas o rugby e o basquete em cadeira de rodas.
Segundo informado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro, as Paralimpíadas terão transmissão ao vivo pelo SporTV2 (apenas algumas modalidades e cerimônias de abertura e encerramento) e pelo canal de YouTube do Comitê Paralímpico Internacional (apenas em inglês).
Eventos esportivos de modalidades que fizeram sucesso em Paris
Além das Olimpíadas e Paralimpíadas, incontáveis eventos e competições acontecem todos os anos para os esportes olímpicos. Confira alguns deles ainda para 2024.
Ginástica
Com 4 medalhas conquistadas e a recordista do Brasil de medalhas olímpicas, a ginástica fez muito sucesso entre os brasileiros nesta edição dos Jogos. Nas modalidades artística e rítmica a ginástica brilhou, impressionou e emocionou. Alguns eventos para acompanhar:
- 15 a 22/09 – Campeonato Brasileiro Loterias Caixa de Ginástica Artística Feminina e Masculina (adulta e infantil) – João Pessoa–PB
- 25 a 29/09 – Campeonato Brasileiro Loterias Caixa de Ginástica Rítmica (adulta) – Lauro de Freitas–BA
- 04 a 10/11 – Campeonato Sul-Americano de ginástica rítmica (adulto) – Santiago, Chile
Confira a agenda completa da Confederação Brasileira de Ginástica para saber mais sobre os eventos.
Vôlei de praia
O vôlei de praia também fez bonito nesta Olimpíada, quatro duplas representaram o Brasil e a união de Duda e Ana Patrícia nas quadras de areia garantiu mais um ouro para o país. Confira um pouco da programação deste ano para o esporte:
- 11 a 15/09 – 6º Etapa do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia Aberto / Top 16 – São Luís–MA
- 22 a 25/08 – 1ª Etapa Challenger – Brasília–DF
- 25 a 29/09 – 7º Etapa do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia Aberto / Top 16 – Teresina–PI
A programação completa está disponível no site da CBV – Confederação Brasileira de Vôlei.
Judô
Em Paris, o judô brasileiro garantiu uma medalha de ouro, uma de prata e duas de bronze, além de momentos emocionantes, como a dedicação do ouro de Bia Souza para a sua avó e a medalha de prata de William Lima, colocada em seu filho de apenas nove meses. Na agenda da confederação brasileira, temos mais alguns eventos importantes ainda este ano:
- 13 a 15/09 – Grand Prix de Zagreb – Zagreb, Croássia
- 18 a 20/10 – Grand Slam de Abu Dhabi – Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos
- 03/11 – Campeonato Brasileiro Interclubes: Grand Prix Nacional – Belo Horizonte–MG
O calendário oficial de competições você encontra no portal da Confederação Brasileira de Judô.
Para acompanhar as datas e mais informações dos próximos eventos esportivos, fique de olho no site e redes sociais das confederações, portais especializados e as redes sociais dos seus atletas favoritos.
Grandes eventos internacionais
A próxima Olimpíada, Los Angeles 2028, acontece só daqui a 4 anos. Mas outros grandes eventos poliesportivos internacionais irão acontecer até lá:
Jogos Olímpicos da Juventude: 2026
“Um evento esportivo de elite, os Jogos Olímpicos da Juventude reúnem atletas (de 15 a 18 anos) de mais de 200 países de todo o mundo para um programa de verão e inverno” – Essa é a definição do portal oficial Olympics.com para este evento que revela grandes talentos mundiais do esporte.
Os Jogos Olímpicos da Juventude (JOJ) é diferente de outros eventos esportivos juvenis porque inclui também atividades educacionais, com foco em três áreas: proteção dos atletas, trabalho no desempenho e assistência aos atletas fora do esporte. Os próximos Jogos serão realizados em 2026, na cidade de Dakar, no Senegal, o primeiro país do continente africano a sediar um evento esportivo olímpico.
Na última edição de verão, que aconteceu em Buenos Aires no ano de 2018, a delegação brasileira contou com 79 atletas e conquistou 15 medalhas: dois ouros, quatro pratas e nove bronzes. As medalhas foram conquistadas em nove modalidades e os ouros ficaram com o boxe e futsal masculino.
Copa do Mundo Feminina de Futebol: 2027
Desta vez será em casa! A próxima Copa do Mundo Feminina de Futebol acontece em solo brasileiro. O torneio está previsto para acontecer entre os dias 24 de junho e 25 de julho de 2027, e será o primeiro mundial feminino na América do Sul.
Irão participar 32 países, com o total de 64 partidas. Segundo informações do Gov.br, as sedes previstas são: Belo Horizonte–MG, Brasília–DF, Cuiabá–MT, Fortaleza–CE, Manaus–AM, Porto Alegre–RS, Recife–PE, Rio de Janeiro–RJ, Salvador–BA e São Paulo–SP. A abertura e a final devem acontecer no estádio Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro.
Jogos Pan-Americanos: 2027
Os Jogos Pan-Americanos reúnem 42 países das Américas e a próxima edição acontecerá no ano de 2027, na cidade de Lima, no Peru. Ainda sem data confirmada, a previsão é que os Jogos aconteçam no mês de julho.
Na última edição, em Santiago-2023, o Brasil ficou no segundo lugar do quadro de medalhas, com 205 pódios no total: 66 ouros, 73 pratas e 66 bronzes. Este evento esportivo tem ligação direta com as Olimpíadas, somente na edição de 2023 foram garantidas mais de 100 vagas diretas para Paris 2024.