A Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais anunciou nesta segunda-feira (15) que “O Agente Secreto”, novo longa de Kleber Mendonça Filho, será o representante do Brasil na disputa por uma vaga na categoria de Melhor Filme Internacional do Oscar 2026. A lista final dos indicados será divulgada pela Academia de Hollywood em janeiro.

O thriller político foi selecionado entre 16 produções inscritas. No segundo turno, disputava a indicação com “Baby” (Marcelo Caetano), “Kasa Branca” (Luciano Vidigal), “Manas” (Marianna Brennand), “O Último Azul” (Gabriel Mascaro) e “Oeste Outra Vez” (Erico Rassi).

Ambientado no Recife de 1977, o longa acompanha Marcelo (Wagner Moura), um especialista em tecnologia que retorna à cidade natal em busca de paz, mas acaba mergulhado em um ambiente de vigilância e resistência durante a ditadura militar. O elenco conta ainda com Maria Fernanda Cândido, Gabriel Leone, Carlos Francisco, Hermila Guedes e Alice Carvalho.

Trajetória internacional

“O Agente Secreto” estreou mundialmente no Festival de Cannes de 2025, onde conquistou quatro prêmios: Melhor Direção (Kleber Mendonça Filho), Melhor Ator (Wagner Moura), o Prêmio FIPRESCI da crítica internacional e o Art et Essai, concedido pela AFCAE (Associação Francesa de Cinema de Arte e Ensaio). O filme também teve sessões especiais no Festival Cinéma Paradiso Louvre, em Paris.

Mais recentemente, venceu os prêmios de Melhor Filme do Júri Oficial e Melhor Filme pela Crítica Internacional no 29º Festival de Cine de Lima – PUCP, no Peru. Em setembro, foi o título de abertura do 34º Festival Biarritz Amérique Latine, na França, e seguiu para o Festival de Toronto e o Festival de Nova York, ampliando sua visibilidade no circuito internacional.

Estreia no Brasil e distribuição

Produzido pela CinemaScópio, em coprodução com empresas da França, Holanda e Alemanha, o longa terá distribuição nacional pela Vitrine Filmes, com estreia marcada para 6 de novembro. No exterior, será lançado pela NEON nos Estados Unidos e Canadá, e pela MUBI no Reino Unido, Irlanda, Índia e grande parte da América Latina.

A comissão de seleção responsável pela escolha foi formada por 15 profissionais do setor audiovisual, incluindo os diretores Lázaro Ramos, Jeferson De e Cecilia Amado, os produtores Rodrigo Teixeira, Sara Silveira e Solange Moraes, além da jornalista Simone Zuccolotto.

Com a escolha de “O Agente Secreto”, Kleber Mendonça Filho reforça sua presença no cenário internacional após o sucesso de títulos como “Bacurau” (2019), codirigido com Juliano Dornelles, e “Retratos Fantasmas” (2023).